PLURAL e Instituto Tamboré fecham parceria

A PLURAL e o Instituto Tamboré formalizaram recentemente uma parceria, iniciativa que alinha o comprometimento ambiental das duas organizações. De um lado a PLURAL, a maior indústria gráfica de rotativas off-set da América do Sul, e do outro o Instituto Tamboré, uma organização sem fins lucrativos criada pela Tamboré S/A e que tem como objetivo desenvolver projetos sócio-ambientais que colaboram com a melhoria da qualidade de vida da comunidade da região de Santana de Parnaíba e Barueri.


O Instituto Tamboré tem como principal iniciativa a gestão do Programa de Preservação da Reserva Biológica Tamboré. A Reserva é uma unidade de conservação ambiental municipal e, com o objetivo de garantir o cuidado da área, foi assinado um convênio entre a Prefeitura de Santana de Parnaíba e o Instituto.


A PLURAL é agora parceira apoiadora do Instituto Tamboré, contribuindo com a impressão de dois materiais de projetos ambientais.


Veja os materiais do Instituto Tamboré impressos através da parceria:

Ecos da Reserva:
Publicação do Instituto que visa informar a população sobre o trabalho que vem sendo realizado na Reserva Biológica Tamboré, unidade de conservação do município de Santana de Parnaíba.

 

 

Desafios Ambientais:
Publicação do Programa Clubinho Amigos da Terra voltada a crianças de 6 a 12 anos. É uma coleção temática com 4 títulos que será distribuída em escolas de Barueri e Santana de Parnaíba. O primeiro tema é Biodiversidade e os seguintes são Água, Lixo e Mudanças Climáticas.

 

Por que cuidar da Reserva Biológica do Tamboré e de outras áreas destinadas à preservação?

Equilíbrio ambiental:
Apreservação dos ecossistemas auxilia na manutenção do equilíbrio ambiental do planeta o clima depende diretamente deste fator, assim como a capacidade produtiva do solo.

Água:
A preservação das áreas florestais garante a conservação das nascentes de água e o conseqüente abastecimento de córregos e rios, permitindo o aproveitamento de águas das chuvas e evitando o assoreamento.

Manutenção da biodiversidade:
A grande diversidade de flora e fauna encontrada nas florestas contribui diretamente para a qualidade da vida humana, pois através de pesquisas científicas são desenvolvidos produtos alimentícios, farmacêuticos e de uso industrial.

 

Cidadania:
A área da Reserva proporciona a oportunidade de desenvolvimento de atividades de educação ambiental, contribuindo para a formação de novos cidadãos.

Inclusão social e geração de renda:
A existência de áreas protegidas pode trazer benefícios sociais à região. Se bem gerenciadas, muitas iniciativas podem gerar emprego e renda para a comunidade local.

Desenvolvimento sustentável:
A preservação ambiental, aliada ao crescimento econômico e à justiça social, permite a sobrevivência e a qualidade de vida das futuras gerações.

Fonte: www.institutotambore.org.br

“Vejo essa parceria como uma relação em que todo mundo ganha. O Instituto Tamboré por ter uma empresa como a PLURAL, tão reconhecida e que fica em Tamboré, próxima da gente como parceira. Acredito que a PLURAL tem suas ações de responsabilidade social fortalecidas com essa atuação conjunta com o Instituto Tamboré, justamente porque nós atuamos no município e na comunidade onde a PLURAL está inserida. Além disso, o próprio município e a comunidade como um todo ganham com nossas ações fortalecidas.”

Depoimento da Amanda Lage, Gestora do Instituto Tamboré.



voltar
home