Selo Qualidade Ambiental privilegia produção mais limpa.

Por: Bruno Mortara
Janeiro, 2014.

O processo acelerado de globalização e o constante crescimento e modernização do processo produtivo gráfico e, por conseqüência, das empresas do setor, trazem aspectos estratégicos que devem ser permanentemente avaliados. A gestão socioambiental é, sem dúvida, um desses aspectos, principalmente na atual conjuntura, em que se percebe uma conscientização crescente da população em relação à preservação do meio ambiente.

Clientes, consumidores ou até mesmo os fornecedores têm assumido uma postura de cobrança das empresas com as quais se relacionam para ações e políticas voltadas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

A indústria gráfica brasileira, que completou 205 anos de existência em 2013, contribui significativamente para o progresso econômico do País. Ela emprega em média 200 mil pessoas, em aproximadamente 19 mil gráficas, espalhadas por um território nacional. Como em todo sistema produtivo, os processos gráficos de impressão e acabamento geram diversos resíduos que, se não forem tratados corretamente, podem causar impactos adversos bastante significativos ao meio ambiente.

O Selo Qualidade Ambiental ABTG Certificadora, lançado em junho deste ano, foi desenvolvido como ferramenta de controle ambiental da gráfica, como foco na produção mais limpa (P+L). Além de itens relacionados ao meio ambiente, os requisitos para obtenção do selo levam a organização a sistematizar seus processos, podendo obter maior produtividade e menor desperdício, além de incluir uma cultura ambiental em seu ambiente organizacional e de proporcionar resultados benéficos internos e externos à empresa.

Diferentemente da norma ISO 14001, o selo ambiental traz requisitos específicos para o processo gráfico, não deixando dúvidas quanto ao que se deve atender para a preservação do meio ambiente em seus processos produtivos.

Para facilitar o atendimento aos requisitos, o selo foi separado por processo de impressão: offset, flexografia, serigrafia, digital e rotogravura. Para cada tecnologia foram definidos seus requisitos, divididos em adequação ao uso, requisitos legais, substratos, pré-impressão, impressão, acabamento e gestão.

A obtenção do Selo Qualidade Ambiental envolve um processo de certificação, desenvolvido de acordo com a norma ISO 14024 - Rotulagem Ambiental Tipo I, e tem validade de dois anos.

Os passos para a obtenção do Selo Qualidade Ambiental são:

a. Acessar o procedimento PA 100.13.00 no site www.abtgcertificadora.org.br
b. Verificar se a gráfica atende aos requisitos definidos no item 7 deste procedimento
c. Solicitar proposta pelo e-mail comercial@abtgcertificadora.org.br
d. Realizar auditoria com a ABTG Certificadora para verificação da conformidade com os requisitos
e. Receber autorização, após a auditoria, para uso do Selo Qualidade Ambiental ABTG Certificadora.

Como resultado dos esforços ambientais no setor, a gráfica Plural é a primeira empresa a obter o Selo Qualidade Ambiental da ABTG Certificadora, demonstrando seu compromisso com as práticas ambientais em seu parque fabril de Santana de Parnaíba (SP). O Selo Qualidade Ambiental da ABTG Certificadora representa o que há de mais completo para ações ambientais na indústria gráfica e, além de direcionar para práticas mais limpas, posiciona a empresa no mercado como entidade ambientalmente responsável e com a qual as organizações que também se preocupam com o meio ambiente darão prioridade para fazer negócios. Sua empresa pode ser a próxima.


 

 

BRUNO MORTARA é diretor da ABTG Certificadora, superintendente do ONS27 e professor de pós-graduação na Escola SENAI Theobaldo De Nigris.


 

 

Fonte: Revista Tecnologia Gráfica, ano XVIII, nº 87, vol.III, 2013, página 35. ISSN 1678-0965

____________________________________________________________________

A PLURAL é a maior e mais moderna indústria gráfica de rotativas off-set da América Latina, além de estar, pelo 11º ano consecutivo, no 1º lugar do ranking de capacidade produtiva no Brasil, de acordo com a Análise Setorial da Indústria Brasileira de Gráficas com Rotativas Offset, estudo da consultoria AMSG para a ABRO - Associação Brasileira de Empresas com Rotativas Offset.



voltar
home