Segurança no Trabalho

Setembro, 2009

A PLURAL Indústria Gráfica, uma empresa preocupada com o bem estar dos seus profissionais, cumpre e estabelece regras e procedimentos de Segurança e Saúde no Trabalho e Meio Ambiente.

Além de ter implementado e cumprir rigorosamente os programas necessários para o atendimento aos requisitos legais aplicáveis a sua atividade, a PLURAL investe e adota procedimentos para reforçar o compromisso com a sua Política de Segurança e Saúde com o objetivo de atingir a excelência operacional do Plano PLURAL de Segurança e Saúde Ocupacional.

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que tem por objetivo a preservação da integridade física dos profissionais, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle dos riscos ambientais; 

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional com o objetivo de promover a preservação da saúde do conjunto dos seus profissionais;

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, uma equipe comprometida com a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho;

SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que tem como objetivo instruir os profissionais através de aulas e palestras sobre prevenção de acidentes, saúde, alimentação, doenças ocupacionais, doenças sexualmente transmissíveis, qualidade de vida e meio ambiente.

Essas iniciativas são aplicadas não somente para cumprimento de requisitos legais, mas principalmente porque a PLURAL valoriza o bem estar dos profissionais com a preservação da saúde e do Meio Ambiente.

Como prova do nosso compromisso com a segurança no trabalho, quando um profissional é contratado na PLURAL ele obrigatoriamente é treinado e integrado, por profissionais especializados no tema, iniciando suas atividades somente após conhecer as normas e procedimentos de segurança, saúde no trabalho, meio ambiente e ainda ter conhecimento dos 10 Mandamentos da Segurança a serem seguidos.

10 Mandamentos da Segurança da PLURAL

1 - Trabalhe sempre com atenção, concentrando-se naquilo que está fazendo.

2 - Utilize corretamente os EPI´s – Equipamentos de proteção individual. Seu uso é obrigatório.

3 - Não porte e nem trabalhe com adornos (anéis, relógios, pulseiras, correntes, celular, boné, entre outros).

4 - Respeite as sinalizações e dispositivos de segurança.

5 - Somente pessoas treinadas e autorizadas podem manusear equipamentos, painéis elétricos e/ou eletrônicos e mecânicos das máquinas.

6 - Vista-se corretamente. Não utilize roupas largas. Camisa ou camiseta deve estar dentro da calça. Cabelos compridos devem estar presos.

7 - Só coloque as mãos em locais que você pode enxergar e que não estejam em movimento.

8 - Não realize improvisações em ferramentas, equipamentos e máquinas (jumpers).

9 - Mantenha distância segura das máquinas e equipamentos em funcionamento.

10 - Informe-se como parar a máquina e lembre-se: Em caso de ajustes e emergência pare a máquina (botão stop).

Além disso, a PLURAL aplica seu Plano de Segurança com ações que visam manter as condições de segurança e de conforto no ambiente de trabalho, como:

APR – Análise de Perigos e Riscos, ferramenta para avaliações dos perigos e riscos ocupacionais, priorização das ações e definição de métodos de controle e monitoramento sobre esses.

Inspeções – Auditorias realizadas de modo programado ou não com a intenção de identificar e corrigir desvios de segurança e a falta do cumprimento dos itens propostos no Plano PLURAL de Segurança e Saúde (Máquinas e Equipamentos, Instalações, Atos Inseguros, Atendimento Emergencial, etc.). Esta inspeção é realizada inclusive para análise do atendimento dos 10 mandamentos.

DDS – Diálogo Diário de Segurança, trata-se de um espaço destinado a troca de informações e ideias entre os profissionais, para reflexão de assuntos voltados conscientização e educação para segurança no trabalho. Este diálogo acontece no início da jornada de trabalho com duração de 10 minutos.

PTS – Permissão de Trabalho Seguro, aplicado sob atividades que envolvam maior risco ocupacional, como por exemplo, altura, ambiente confinado, calor, entre outros.

RS – Reuniões de Segurança, aplicada com os líderes e os principais envolvidos com a finalidade de discutir o desempenho do Plano PLURAL de Segurança e Saúde.

PAE – Plano de Atendimento Emergencial, definido para atendimento a cenários adversos, com equipe especializada e simulados aplicados de forma programada.

Treinamentos Específicos de Segurança no Trabalho – anualmente são realizados treinamentos com módulos específicos das atividades de impressão e acabamento, onde são abordados os procedimentos na execução de trabalhos críticos, segurança na realização deste trabalho, a utilização de Equipamentos de Proteção Individual / Coletivo, além de ser tema de uma das aulas Combate a Princípio de Incêndio.

Integração e Treinamentos Específicos de Segurança no Trabalho dirigido aos profissionais terceiros – todos os profissionais de empresas terceirizadas que prestam serviços para a PLURAL, passam pelo programa de integração para conhecer as atividades realizadas na empresa e recebem também treinamentos que são realizados anualmente e são obrigatórios para o exercício das atividades.

Com essas ações a PLURAL busca garantir o bem estar e desta forma preservar a saúde física e mental de seus profissionais


voltar
home