Saiba mais sobre o Programa Brasileiro GHG Protocol

Dezembro, 2010

A PLURAL é membro do Programa Brasileiro GHG Protocol, iniciativa que promove uma cultura corporativa de caráter voluntário para a identificação, o cálculo e a elaboração de inventário de emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa) no Brasil.

O Programa Brasileiro GHG Protocol oferece às organizações participantes instrumentos e padrões de qualidade internacional para contabilização e elaboração dos inventários de GEE.

O GHG Protocol é a metodologia internacional mais utilizada pelas empresas e governos de diversos países para entender, quantificar e gerenciar suas emissões.

Desenvolvida pelo World Resources Institute (WRI), em associação com o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), a ferramenta está presente no Brasil, na China, Índia, México, Filipinas e América do Norte.

Elaborar um inventário de GEE é o primeiro passo para uma organização contribuir com o combate às mudanças climáticas. Os dados do documento permitem estabelecer estratégias, planos e metas para redução e gestão das emissões de gases do efeito estufa.

A publicação do inventário demonstra a responsabilidade da empresa com a resolução de problemas que afligem a sociedade como um todo e torna transparente e público seu compromisso.

Implementação do Programa Brasileiro GHG Protocol

O Programa Brasileiro GHG Protocol foi aplicado no país pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade, da Fundação Getulio Vargas (FGV), junto com o World Resources Institute (WRI), em 2008.

A implementação do Programa foi realizada em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). Os apoiadores do Programa são a Embaixada Britânica e a USAID.

Durante o Evento Anual do Programa Brasileiro GHG Protocol de 2010, o Programa relatou os resultados de sua atividade. Foram divulgados 35 inventários corporativos de GEE e lançado o primeiro Registro Público de Emissões no Brasil, sendo o inventário da PLURAL um dos documentos publicados no arquivo online.

A PLURAL foi reconhecida publicamente pelo Programa Brasileiro GHG Protocol com o selo Prata, que demonstra integralidade e transparência nas informações publicadas.

A 1ª edição da metodologia “Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol” também foi lançada em 2010. A produção do material contou com o patrocínio da gráfica PLURAL, entre outras empresas.


Fonte: Site Programa Brasileiro GHG Protocol e cartilha “Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol”.


voltar
home