Saiba mais sobre o PEFC – Programa para o Reconhecimento dos Esquemas de Certificação Florestal

Julho, 2010

O PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification) — Programa para o Reconhecimento dos Esquemas de Certificação Florestal — é uma organização internacional, independente, não governamental, sem fins lucrativos, dedicada em promover a sustentabilidade do manejo florestal.

O PEFC procura transformar a forma como as florestas são manejadas. Assim, é possível assegurar que todos possam desfrutar dos benefícios sociais, econômicos e ambientais que as florestas oferecem.

Criado em 1999 por organizações de onze países, é considerado hoje o maior sistema de certificação florestal do mundo. Atua avaliando e reconhecendo esquemas de certificações nacionais.

Em todo o planeta, cerca de 225 milhões de hectares de florestas são manejados em conformidade com o PEFC. Valor equivalente ao tamanho do México; ou da França, Alemanha, Itália e Reino Unido juntos.

De todas as florestas certificadas do mundo, dois terços recebem a certificação PEFC.

De acordo com dados do mês de maio de 2010, 6.796 empresas possuem a certificação de cadeia de custódia do PEFC. Valor que representa um terço das cadeias de custódias certificadas em todos os países.


PEFC no Brasil

O Cerflor – Programa Brasileiro de Certificação Florestal – é membro do PEFC desde 2001, sendo avaliado e reconhecido internacionalmente pelo programa em 2005. O Inmetro, responsável pela gestão do Cerflor, é o representante do PEFC no país.

Ser reconhecido por um programa de certificação internacional como o PEFC é importante para o Cerflor, pois assim facilita a introdução de produtos brasileiros no mercado internacional e demonstra seu apoio ao manejo florestal sustentável em todos os lugares do planeta.

Tanto o PEFC como o Cerflor estão comprometidos em conservar as florestas e sua inestimável biodiversidade, como também as comunidades e famílias que trabalham e vivem dentro e nos arredores das florestas.

Para que as florestas possam oferecer todos os benefícios que as pessoas e a natureza dependem, elas precisam ser conservadas e manejadas sustentavelmente.

Todos os produtos produzidos com madeira ou que utilizem matéria-prima de origem florestal, madeireira ou não madeireira proveniente de florestas certificadas pelo Cerflor e pelo PEFC recebem o selo Cerflor/PEFC. Esse é o caso de embalagens, móveis, artesanatos de madeira e também do papel, entre outros.

Para obter as certificações de cadeia de custódia do Cerflor e PEFC, as empresas devem garantir a rastreabilidade das matérias-primas, de forma que os produtos certificados e os não certificados não se misturem em seus processos produtivos.


Pioneirismo da PLURAL

A PLURAL foi uma das primeiras gráficas do país a conquistar o selo Cerflor e PEFC e apoiar o manejo florestal sustentável.

Os produtos impressos com papel certificado recebem o selo de reconhecimento Cerflor/PEFC. Este importante selo identifica que o papel — principal insumo do processo produtivo da PLURAL — é proveniente de florestas plantadas, renováveis e manejadas de forma sustentável.

A PLURAL também é certificada pelo FSC – Forest Stewardship Council, certificação internacional reconhecida em todo o mundo que identifica os produtos impressos com papéis provenientes de florestas manejadas de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável.

Além de adquirir estas certificações ambientais, a PLURAL é a primeira gráfica com rotativas offset do Brasil a adotar a tinta ecológica Agri-Web™ em todo o seu processo produtivo.

Acesse o link Responsabilidade Socioambiental para conhecer todas as ações ambientais e sociais da PLURAL.


Fonte: Site PEFC Internacional e site do Inmetro/Cerflor


voltar
home