SAGE – Olimpíada Estudantil pela Sustentabilidade – 09 a 11 de agosto de 2009  

V.O.C.E. na escolaVoluntário Organizado, Cidadão Envolvido                                                    

Foi realizado nos dia 09, 10 e 11 de agosto, em Brasília, a Olimpíada Mundial SAGE 2009 que, a partir do programa V.O.C.E. na escola – Voluntário Organizado, Cidadão Envolvido, tem por objetivo transformar estudantes de ensino médio, em todo o mundo, em agentes de transformação social e em empreendedores comprometidos com o futuro da sociedade e do planeta.

Estiveram presentes, no animado evento multicultural, alunos e professores de 14 instituições educacionais, de 10 países, como Canadá, China, Coréia do Sul, Cingapura, Filipinas, Nigéria, Ucrânia, Estados Unidos, África do Sul e Brasil.

As equipes tiveram 15 minutos para apresentar seus projetos, sendo 5 minutos para responder as perguntas dos jurados.

A escola vencedora em 1º lugar foi a Jikwori Junior Secondary School, da Nigéria, em 2º a Jibi Senior Secondary School, também da Nigéria, em 3º lugar ficou a Holy Angels Academy, dos Estados Unidos e em 4º lugar ficou a Sporteams, da Coréia do Sul.

Os ganhadores, muito emocionados, receberam como prêmio um troféu e uma contribuição financeira, para continuarem a perseguir seus sonhos e não esquecerem que é possível ultrapassar as fronteiras, desde que haja muita dedicação.

As escolas participaram através de times de estudantes que aprenderam a diagnosticar problemas e oportunidades, em suas comunidades, bem como a propor e implementar soluções concretas nas áreas de empreendedorismo, serviços sociais, meio ambiente, engajamento cívico e negócios globais.

O fundador e presidente da SAGE, Dr. Curt DeBerg, explicou que a SAGE busca conectar as empresas com os jovens, através do empreendedorismo e serviços sociais. Como exemplo, citou os projetos de conservar as árvores magnólia na China e fornecer purificação de água aos países em desenvolvimento, através de um produto chamado Lifestraws, um purificador portátil, em forma de tubo.

O “V.O.C.E. na escola” é conveniado com o programa SAGE Brasil, que por sua vez aplica os princípios do SAGE Global (Students for the Advancement of Global Entrepreneurship), é um programa sediado na CSU (California State University), maior universidade pública dos EUA.

 


Critérios:

Os projetos são avaliados segundo os critérios:
- Empreendedorismo
- Serviços Sociais
- Meio Ambiente
- Engajamento Cívico
- Negócios Globais

O time de estudantes melhor pontuado pelo Comitê de Juízes, na Olimpíada Nacional SAGE, é habilitado para representar o Brasil na SAGE World Cup, com todas as despesas de viagem pagas pelo SAGE. No Brasil, o SAGE está alinhado aos 8 Objetivos do Milênio da ONU (www.pnud.org.br/odm).

Metodologia

Para que as escolas possam participar do programa “V.O.C.E. na escola”, elas precisam ser indicadas por parceiros do SAGE – importantes organizações que já trabalham com escolas e jovens que desenvolvem projetos na comunidade.

Além das escolas indicadas pelos seus parceiros operacionais, o “V.O.C.E.”, possui missão de ampliar o programa para o maior número possível de escolas, em nível nacional, a partir da parceria com as Secretarias Estaduais de Educação e demais órgãos públicos responsáveis pela educação formal, em nível nacional e estadual.

Etapas:

- Divulgação do programa por meio da Rede de Televisão e dos veículos de mídia parceiros;
- Convocação de escolas por meio da parceria com órgãos públicos responsáveis pela educação formal;
- Capacitação dos professores e diretores das escolas inscritas, por meio de encontros presenciais em cada cidade e de material de apoio, objetivando a formação dos times em cada escola e implementação dos projetos;
- Acompanhamento da implementação dos projetos por meio de monitores treinados;
- Preparação dos times para participação das Olimpíadas Regionais;
- Realização das olimpíadas Regionais e seleção do time vencedor de cada estado participante;
- Realização da Olimpíada Nacional e seleção do time brasileiro vencedor;
- Preparação do time vencedor para a participação na SAGE World Cup;
- Realização da SAGE World Cup;
- Divulgação na mídia do time vencedor e dos projetos implementados no Brasil.

Apoio da PLURAL:

A PLURAL, empresa comprometida com a sociedade e com o meio ambiente, promove a disseminação da cultura socioambiental e valores de cidadania, apóia iniciativas responsáveis como a do SAGE.

O objetivo é dar subsídios para que o SAGE estimule mais escolas a realizarem projetos em suas comunidades, além de incentivar sua continuidade e adesão de outras importantes organizações.

A partir deste ano, a PLURAL imprimirá as cartilhas para o SAGE Brasil e SAGE Global.

Programa de relacionamento de empreendedores da SAGE EUA:

Acontecerá em abril de 2010, na Califórnia, um programa destinado aos empreendedores, líderes, educadores e estudantes interessados em se conhecer e assistir palestras sobre empreendedorismo e liderança.

As inscrições estão abertas até 1º de março de 2010, e parte do dinheiro das inscrições será destinado à Olimpíada Mundial SAGE 2010. Para se inscrever, acesse o site http://sageusa.net .

Para mais informações sobre o SAGE, entre em contato através do telefone: (11) 2533-3826 ou pelo e-mail sagebrazil@yahoo.com.br.

 Saiba como foi o SAGE 2008

 Fonte: SAGE Brasil

 


voltar
home