Benefícios da reciclagem e reaproveitamento de resíduos realizados pela PLURAL

Outubro, 2010

A PLURAL pratica a reciclagem e o reaproveitamento de todos os resíduos gerados em seu parque gráfico, através da aplicação da Gestão Integrada de Resíduos.

A Gestão Integrada de Resíduos da PLURAL está diretamente ligada a um gerenciamento integrado às diferentes interfaces socioambientais, visando a melhor alternativa para a minimização dos impactos ambientais, sociais, econômicos e legais, alinhados ao compromisso ambiental da organização.

A reciclagem e o reaproveitamento são práticas que contribuem para a conservação do meio ambiente, sendo uma forma simples e responsável de preservar o planeta para as gerações futuras. Os benefícios não são somente ambientais, mas também econômicos e sociais.

Na PLURAL, o controle começa na geração dos resíduos e depois é providenciada a correta destinação. É realizada a separação, a classificação, o acompanhamento da coleta, do transporte e do tratamento dos resquícios. Os processos são certificados e licenciados.

Ações da Gestão Integrada de Resíduos

Com o Sistema de Aparas de Papel, a PLURAL encaminha para reciclagem mais de 1.000 toneladas de aparas de papel por mês, que são transformadas em folhas, papel higiênico, papel de embalagem, caixa de papelão, entre outros.

Os Resíduos Industriais também são reaproveitados. Separados para coleta realizada por empresa especializada em tratamento, os resíduos sólidos são preparados para utilização como combustível em fornos de clinquer (produção de cimento), ou ainda agregado a massa de cimento. Os resíduos líquidos também passam por um eficiente tratamento físico químico, que gera materiais sólidos destinados ao coprocessamento em fornos de alta temperatura.

Os resíduos orgânicos da PLURAL também são coletados por empresa especializada e destinados para um moderno centro de disposição de resíduos, dotado de técnicas de proteção ao meio ambiente.

Também foi implantado pela PLURAL o sistema de Coleta Seletiva, que consiste na separação e recolhimento de materiais recicláveis para serem encaminhados às indústrias recicladoras.

Estão distribuídos pelo parque gráfico 104 coletores de papel, metal, vidro, plástico e não recicláveis. Também são realizadas campanhas de educação e conscientização entre todos os profissionais.

A coleta seletiva é essencial para a reciclagem, pois educa os profissionais e a população sobre quais produtos podem ser reaproveitados e cria a cultura do consumo consciente. O lixo terá o destino correto, preservando o meio ambiente.

Em parceria com a Bioauto, a PLURAL promove em seu parque gráfico o Programa de Reciclagem de Óleo Vegetal Usado. São distribuídos aos profissionais da empresa coletores para o depósito de óleo de cozinha usado. O recolhimento é feito pela Bioauto, que transforma o material em biodiesel.

Através do Programa Real de reciclagem de pilhas e baterias, a PLURAL disponibiliza no seu parque gráfico o Papa-Pilhas para coleta de pilhas e baterias usadas - um programa do Banco Real para reciclar resíduos tóxicos e evitar a contaminação ambiental.

Em longo prazo, a atividade de reaproveitar produtos recicláveis diminui os gastos com limpeza urbana, tratamento de doenças, controle da poluição, construção de aterros sanitários e energia elétrica, entre outros.

O desperdício é diminuído e também gera oferta de emprego e renda para a população. Pessoas que antes trabalhavam em lixões podem comercializar os recicláveis e aumentar a renda de sua família.

Para saber mais sobre estas e outras ações ambientais da PLURAL, clique aqui .


voltar
home