Público de jornal impresso é o que mais presta atenção aos anúncios.

Setembro, 2014.

De acordo com a pesquisa realizada recentemente pela Ipsos Marplan, o público de jornal impresso é o que mais presta atenção aos anúncios. Este e outros dados foram divulgados no 10º Congresso Brasileiro de Jornais, promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), nos dias 18 e 19 de agosto. Esta ação faz parte da iniciativa que tem por objetivo reposicionar o jornal, como um dos mais influentes e confiáveis veículos de comunicação.

Confira parte da reportagem “Jornais no contra-ataque” publicada na edição do dia 25 de agosto no Jornal Meio & Mensagem, que divulga os dados da pesquisa.

 

Jornais no contra-ataque.

Projeto da ANJ valoriza onipresença do meio, lança novas ferramentas de mídia e busca métrica única de audiência multiplataforma.

Por ANA CRISTINA DA CONCEIÇÃO. Especial Jornal - Jornal Meio & Mensagem.
25 de agosto de 2014.

O jornal está em tudo e continua sendo um dos mais relevantes meios de comunicação do País. Esta é a visão que a Associação Nacional de Jornais (ANJ) quer promover junto aos leitores e ao mercado anunciante com a iniciativa Jornais em Movimento. Apresentado em São Paulo durante o 10º Congresso Brasileiro de Jornais, nos dias 18 e 19 de agosto, o projeto visa reposicionar o meio como o mais influente e confiável difusor de notícias e de lançamento, fortalecimento e renovação de marcas e produtos.

Entre as ações que compõem o projeto está a divulgação da pesquisa Ipsos Marplan, feita entre 11 e 30 de julho com 660 pessoas em São Paulo e no Rio de Janeiro, mostrando o poder de influência do jornal impresso e digital sobre as decisões de compra. Os primeiros dados confirmam que a confiança no veículo supera todos os outros meios, é o mais frequentemente para se mostrar informado (entre leitores) o segundo entre não leitores. O meio detém ainda um dos maiores recalls de propaganda e seu público é o que mais presta atenção nos anúncios veiculados (39,3%) em comparação com outros meios, como a TV aberta (33,3%) ou a internet (30,4%). Esse índice lembra outra pesquisa Ipsos Marplan de 2013, mostrando que 62% das pessoas ficam concentradas na leitura do jornal, enquanto o consumo de TV e internet é concomitante com outras atividades.

Outro dado importante é que o encarte publicitário no jornal faz 56,4% dos leitores entrarem em contato com o anunciante, em busca de mais informação sobre produtos como alimentos, higiene pessoal, cosméticos e artigos de limpeza. O percentual é de 53,2% para encartes de calçados e 42,3% para celulares, entre outras categorias de produtos e serviços.

Clique nas imagens para ampliar.

 

Fonte: Jornal Meio & Mensagem

 

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