PLURAL inicia a 3ª turma do Print School

Março, 2012.

No dia 1º de março, a PLURAL deu as boas vindas aos alunos da 3ª turma do
Print School – Escola Gráfica
. Os 30 estudantes da rede municipal de ensino de Santana de Parnaíba foram recebidos pelo diretor-geral, Carlos Jacomine, pelo diretor de produção, Peter Ens, e pela coordenadora do programa e gerente de gestão humana e recursos socioambientais, Adriana Gasparini. Os jovens também participaram de uma palestra de abertura ministrada por um profissional voluntário da Empresa.

No 2º dia de aula, a turma teve o primeiro contato com a área de produção de uma indústria gráfica. No tour, os alunos ficam impressionados com a alta velocidade das impressoras rotativas e máquinas de acabamento da PLURAL, além do extenso parque gráfico.

Nos próximos 5 meses, os aprendizes terão 108 horas de aulas teóricas e práticas de pré-impressão, impressão e acabamento, além dos módulos que abordam os temas história da indústria gráfica, fluxo de produção, segurança do trabalho, gestão da qualidade, meio ambiente, atendimento ao cliente, expedição e gestão de pessoas. Provas e avaliações serão aplicadas ao final de cada módulo.

Na conclusão do programa, os estudantes estarão capacitados para exercer a função de Auxiliar Gráfico, com certificado validado pela Secretaria de Educação de Santana de Parnaíba e pela PLURAL. Aqueles que apresentarem melhor desempenho e comprometimento com o curso serão selecionados para preencher as vagas disponíveis na Empresa.

Realizado desde 2009, o Print School é um destaque no conjunto de iniciativas sociais da PLURAL Indústria Gráfica que conta com o apoio da Prefeitura de Santana de Parnaíba. O programa tem como objetivo gerar muitos benefícios à comunidade, como a contribuição com a geração de empregos e uma nova opção de futuro aos jovens, principalmente àqueles que não têm fácil acesso a outras formas de desenvolvimento profissional.

Na primeira turma, a PLURAL formou 34 auxiliares gráficos e através de um processo seletivo, contratou 27 que apresentaram melhor desempenho e comprometimento com o programa. Na segunda turma, 28 alunos receberam o diploma, sendo que destes, 26 foram contatados.

Outro aspecto empreendedor do Print School é que o programa é ministrado por profissionais voluntários da empresa onde participam operadores, líderes, gerentes e diretores. O propósito é disseminar o conhecimento técnico e específico com base nos conceitos básicos dos processos produtivos de uma indústria gráfica com rotativas off-set.


Iniciativa premiada

Com o programa Print School – Escola Gráfica a PLURAL recebeu o Prêmio Anhanguera de Responsabilidade Socioambiental e Empreendedorismo, o Prêmio Abigraf de Responsabilidade Social, foi finalista na 5ª Mostra FIESP/CIESP de Responsabilidade Socioambiental, além de ter a prática publicada no Banco de Boas Práticas da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade.

Veja também:

PLURAL inicia 2ª turma do Print School

PLURAL forma segunda turma do Print School

Projeto Print School já é uma realidade

PLURAL publica boas práticas no site da FNQ

PLURAL desenvolve o projeto Print School


A PLURAL é a maior e mais moderna indústria gráfica de rotativas off-set da América Latina, além de estar, pelo 9º ano consecutivo, no 1º lugar do ranking de capacidade produtiva no Brasil, de acordo com a Análise Setorial da Indústria Brasileira de Gráficas com Rotativas Offset, estudo da consultoria AMSG para a ABRO - Associação Brasileira de Empresas com Rotativas Offset.

voltar
home