Redução das emissões de gases de efeito estufa da PLURAL é divulgada no Evento Anual do Programa Brasileiro GHG Protocol 2012

Outubro, 2012.

Pioneira na adoção de práticas de sustentabilidade no seu segmento, a PLURAL continua investindo intensamente no desenvolvimento e na implementação de estratégias para redução e compensação de gases do efeito estufa (GEEs) emitidos em seu parque gráfico.

Isso é comprovado no seu último inventário de emissões, que foi divulgado no Evento Anual do Programa Brasileiro GHG Protocol, ocorrido no dia 04 de setembro, no auditório da sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Rio de Janeiro.

O inventário 2011 da PLURAL apresenta a significativa redução de 19,4% na emissão de CO2 equivalente do Escopo 1 proporcional ao volume de produção em relação ao inventário de 2009. Em relação ao inventário de 2010, representa uma diminuição de 10% das emissões no Escopo 1 e 2.

Esta redução se deve à substituição do Gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) pelo Gás Natural utilizado nas máquinas de impressão. Devido à sua composição, o Gás Natural produz queima limpa e uniforme, com menor quantidade de fuligem e particulados. Outro fator é a diminuição da emissão de CO2 na Geração de Energia Elétrica disponibilizado pelo Sistema Nacional de Energia Elétrica.

Além da expressiva redução em suas emissões no Escopo 1, em 2011 a PLURAL também passou a inventariar a emissão de CO2 gerada através do transporte fretado utilizado pelos profissionais, expandindo o levantamento do Escopo 3.

A iniciativa voluntária de elaborar um inventário de GEE e estabelecer metas e estratégias para redução e gestão das reduções demonstra a responsabilidade da PLURAL com a resolução de problemas que afligem a sociedade como um todo e torna transparente e público seu compromisso. A PLURAL foi a primeira gráfica no Brasil a mapear e publicar seu inventário de emissões de gases do efeito estufa, sendo reconhecida pelo Programa Brasileiro GHG Protocol com o Selo Ouro de transparência e integralidade nas informações publicadas.

O inventário de emissões da PLURAL segue as diretrizes do GHG (Greenhouse Gas Protocol), Intergovernamental Panel on Climate Change (IPCC), ISO 14064, DEFRA 2008 (Guidelines to Defra´s GHG Conversion Factors), Specification for the assessment of the life cycle greenhouse gas emissions of goods and services – PAS 2050 (2008), CETESB e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).


Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol e ISO 14064-1

Em 2010, a PLURAL elaborou e publicou o seu inventário de GEE junto ao Programa Brasileiro GHG Protocol, recebendo da instituição o Selo Prata de transparência e integralidade nas informações divulgadas.

Em 2011, após ter submetido seu inventário à verificação de terceira parte conquistou a certificação ISO 14064-1 - Gases de Efeito Estufa – que estabelece normas para quantificação, monitoramento, verificação e validação das emissões dos gases de efeito estufa (GEE). Estar de acordo com estas normas demonstra o comprometimento da PLURAL com a preservação do meio ambiente, de forma consistente e transparente.

Por esta certificação foi reconhecida pelo Programa Brasileiro GHG Protocol com o Selo Ouro de transparência nas informações, sendo a primeira indústria gráfica no Brasil a conquistar este selo.

Desde a sua fundação, a PLURAL adota um comportamento ambiental responsável, apoiando e desenvolvendo ações socioambientais.

O inventário da PLURAL está disponível no site do Programa Brasileiro GHG Protocol: http://www.ghgprotocolbrasil.com.br

 

Veja também:

PLURAL conquista a certificação ISO 14064-1 – Gases do Efeito Estufa

Saiba mais sobre o Programa Brasileiro GHG Protocol

PLURAL torna-se membro do Programa Brasileiro GHG Protocol e é reconhecida publicamente com o selo Prata pela integralidade de transparência nas informações

____________________________________________________________________

A PLURAL é a maior e mais moderna indústria gráfica de rotativas off-set da América Latina, além de estar, pelo 9º ano consecutivo, no 1º lugar do ranking de capacidade produtiva no Brasil, de acordo com a Análise Setorial da Indústria Brasileira de Gráficas com Rotativas Offset, estudo da consultoria AMSG para a ABRO - Associação Brasileira de Empresas com Rotativas Offset.



voltar
home