PLURAL apoia impressão de livro para Hospital Santo Antônio de Blumenau

Outubro, 2010

A PLURAL apoia o Hospital Santo Antônio e, neste ano, contribuiu com a impressão de 500 exemplares do livro “Hospital Santo Antônio — 150 anos de história, olhando para o futuro”, elaborado em comemoração ao aniversário do principal hospital público de Blumenau, em Santa Catarina.

A história do Hospital Santo Antônio foi registrada para que a instituição seja valorizada pelas constantes lutas e sacrifícios, além de levar conhecimento para as gerações futuras do que o hospital fez pelo município de Blumenau.

Intensa pesquisa foi realizada no Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, no Acervo da escola Técnica de Saúde de Blumenau e nos documentos cedidos por pessoas envolvidas com o hospital.

Lançado durante a 9ª edição do tradicional Baile Beneficente em prol do Hospital Santo Antônio, realizado no dia 27 de agosto, a obra contém 86 páginas repletas de fatos e depoimentos de como a instituição se tornou referência para a população do Vale do Itajaí.

Contribuição do Baile Beneficente

Aberto ao público para arrecadar fundos destinados à melhoria estrutural e tecnológica, o Baile Beneficente é promovido anualmente com a colaboração da empresa Via Blumenau, presidida pelo empresário Julio Hiromiti Fukakusa.

Com a verba coletada nos eventos, foi possível adquirir respiradores e desfibriladores para UTI, berços aquecidos para a unidade de cuidados intermediários neonatal, monitores cardíacos, equipamentos para cozinha e serviço de copa.

O Baile Beneficente também possibilitou a reforma da cozinha, treinamento de profissionais e mudanças de procedimentos, que garantiu ao Hospital Santo Antônio a conquista da certificação do Programa de Alimentação Saudável — PAS.

Sobre o Hospital Santo Antônio

Criado em 28 de agosto de 1860, o Hospital Santo Antônio destaca-se pela qualidade no tratamento de gestações de alto risco, ortopedia de grande complexidade e atendimento materno-infantil. Também é conhecido pelo grande número de atendimentos (94%) prestados pelo Sistema Único de Saúde.

Os serviços da instituição são completados pelos excelentes programas de humanização, como o Projeto Pimpolho, que auxilia na recuperação emocional das crianças internadas; o Clube de Voluntários; o Projeto Gestação de Risco, destinado ao acompanhamento terapêutico ocupacional das gestantes; e o Curso de Gestação A2, integrante da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (UNICEF e Organização Mundial da Saúde).

A entidade filantrópica é mantida por verbas estaduais e municipais e pelo importante apoio da comunidade e de empresas, sem o qual não seria possível a realização dos 20.000 atendimentos mensais.


Fonte: Site Hospital Santo Antônio e livro ““Hospital Santo Antônio — 150 anos de história, olhando para o futuro”.


voltar
home