PLURAL Indústria Gráfica adquire a Quad/Graphics Nordeste.

Santana de Parnaíba, 21 de novembro de 2012.

A PLURAL Indústria Gráfica, resultado de uma joint venture entre o Grupo Folha - o maior grupo de comunicação e internet do país - e a Quad/Graphics USA - uma das maiores provedoras mundiais de soluções para impressão offset - anuncia hoje a aquisição da Quad/Graphics Nordeste Indústria Gráfica. Esta operação, estabelecida por seus acionistas, reforçará a posição da PLURAL de maior indústria gráfica com rotativas offset da América Latina e ampliará a sua capacidade produtiva. Com esta aquisição, a PLURAL passa a ter cerca de 1.300 profissionais efetivos, atendendo a clientes em todo país e internacionalmente com maior eficiência, maior alcance geográfico e maior capacidade de produção.

Localizada em Ipojuca - PE, a Quad/Graphics Nordeste foi fundada em 2001 e é atualmente líder regional no mercado de varejo, catálogos e livros. A planta também imprime a parte regional da VEJA, uma das maiores revistas do Brasil e a quarta maior revista do mundo. De acordo com a Análise Setorial da ABRO - Associação Brasileira de Empresas com Rotativas Offset - divulgado em setembro de 2012, a Quad/Graphics Nordeste possui uma capacidade produtiva de 305.000 IPH (impressões de cadernos de 16 páginas por hora) e está entre as 15 (quinze) maiores gráficas do país, ocupando o 12º lugar no ranking deste estudo. Especializada em impressão com rotativas offset e impressão plana, possui em sua linha de acabamento equipamentos para produção de impressos com lombada canoa, lombada quadrada PUR e Hot Melt (fio de cola).

....

Com esta aquisição, a PLURAL somará um arsenal de 17 impressoras rotativas, ampliando sua capacidade produtiva nominal de 1,5 milhões de cadernos de 16 páginas por hora para 1,9 milhões de impressões por hora. Isso representará uma diferença de aproximadamente 56% a mais de capacidade que o segundo colocado no ranking de capacidade produtiva da Análise Setorial da ABRO. Além disso, a expansão geográfica favorecerá o seu sistema de distribuição nas regiões nordeste e norte do país.

Para Carlos Jacomine, Diretor Geral da Plural, “A aquisição da Quad/Nordeste é estratégica e representa a continuidade de expansão dos negócios da empresa de forma a atender com maior eficiência clientes nacionais com demandas regionais, além de consolidar a posição da PLURAL como líder no mercado nacional de impressão offset em uma das regiões do Brasil com maior taxa de crescimento.”

Além disso, segundo Jacomine, “As regiões Norte e Nordeste representam um potencial de novos negócios para a PLURAL, e reforça o compromisso da empresa em transferir tecnologia e capacitação para essa unidade fabril, tornado-a, em pouco tempo, um espelho da unidade instalada em São Paulo.”

Tony Scaringi, Presidente da Quad/Graphics – América Latina partilha o entusiasmo de Jacomine em relação ao futuro da Empresa e de sua posição no mercado. “Estamos satisfeitos com o fortalecimento de nossa parceria com a PLURAL, que já é antiga e que já provou ser uma formula de sucesso para o crescimento de nossa posição na região”, disse Scaringi. “Agora, ao juntar nossas duas empresas no Brasil sob uma única equipe de liderança, estaremos ainda melhor posicionados para fornecer qualidade e valor aos clientes, criando novas oportunidades para nossos funcionários e outras partes interessadas. Temos grandes esperanças de um futuro brilhante juntos sob essa aliança estratégica”.

.... ....
....

Sobre a PLURAL

Com mais de 16 anos de liderança no mercado gráfico brasileiro, grandes desafios e conquistas marcam a história da PLURAL. Fundada em 1996, a PLURAL foi pioneira na implantação de tecnologia de última geração trazendo para o Brasil a primeira máquina rotativa capaz de imprimir até 32 páginas de uma só vez. Em 1998, inovou novamente, trazendo para o mercado brasileiro a primeira máquina rotativa para impressão de revistas no formato 20,2 x 26,6cm. Este formato, hoje longamente utilizado pelas principais editoras do Brasil, reduz a quantidade de papel gasto no processo e conseqüentemente o custo final do impresso. Em 2000, a PLURAL adquiriu mais uma rotativa Heidelberg M1000, triplicando sua capacidade produtiva inicial.

Em sua busca constante pela inovação, em junho de 2002, a PLURAL instalou no Brasil a primeira máquina rotativa capaz de imprimir até 48 páginas de uma revista simultaneamente, a Sunday 4000, uma máquina que conta com recursos técnicos anteriormente só encontrados em máquinas de impressão plana. Foi a primeira máquina deste porte a ser implantada na América Latina e a sétima do mundo com a tecnologia shaftless.

Em 2006, dez anos após sua fundação, a PLURAL deu início à maior etapa de sua expansão. Ampliou seu parque gráfico de 11.500 m² para 33.500 m², instalou novas impressoras rotativas M-1000 e Sunday 3000, além de diversos equipamentos para acabamento grampo, PUR e Hot Melt.

Em 2011, a PLURAL instalou sua terceira rotativa Sunday 3000, a PQ-10. No total são 11 rotativas e uma impressionante capacidade nominal de impressão de 1,5 milhão de cadernos de 16 páginas impressos por hora, que faz da PLURAL a líder no ranking de capacidade produtiva no Brasil pelo 10° ano consecutivo, de acordo com a Análise Setorial da Indústria Brasileira de Gráficas com Rotativas Offset e lhe confere a posição de maior indústria gráfica com rotativas da América Latina.

Em 2011, a PLURAL voltou a revolucionar o mercado de impressão off-set rotativa com a introdução de um processo de produção inédito no Brasil – o Custom Web – um serviço de impressão customizada que possibilita maior combinação de formatos de produtos e dados variáveis, com agilidade e eficiência, superior aos processos convencionais. Voltado aos segmentos de billings, transpromo, marketing direto e editorial, o Custom Web foi especialmente desenvolvido para clientes que exigem produtos customizados com cronogramas diferenciados. Adicionalmente, a PLURAL investiu na aquisição de máquinas impressoras digitais, complementando sua gama de soluções gráficas.

A PLURAL sediou, em 2011, a 1ª Conferência da América Latina da Quad/Graphics, que reuniu os representantes da Quad de diversos países para construir uma estratégia continental, fortalecendo a liderança no mercado latino-americano da New Quad América Latina do Peru, Colômbia, México, Chile, Brasil e Argentina.

Está prevista, para 2015, a inauguração de uma nova unidade da PLURAL em Santana de Parnaíba - SP, com ampliação de serviços e aumento de capacidade produtiva, que além de gerar centenas de novos empregos irá contribuir ainda mais para o desenvolvimento da região.

A PLURAL é a gráfica que mais desenvolve iniciativas de sustentabilidade. Foi a primeira gráfica no Brasil a mapear e publicar seu inventário de emissões de gases do efeito estufa e em 2010 tornou-se membro do Programa Brasileiro GHG Protocol, sendo reconhecida publicamente com o Selo Ouro, que demonstra sua integralidade e transparência nas informações publicadas. Conquistou a certificação ISO 14064-1 - Quantificação e elaboração de relatórios de emissões e remoções de gases de efeito estufa, que comprova que o inventário da PLURAL segue as especificações internacionais. É a primeira indústria gráfica com rotativas offset do estado de São Paulo a conquistar a certificação ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental. É a primeira indústria gráfica com rotativas offset no Brasil a conquistar a certificação OHSAS 18001 – Saúde e Segurança no Trabalho. É pioneira na adoção de tinta ecológica Agri-Web™ e foi uma das primeiras a conquistar as certificações de manejo florestal FSC e Cerflor - PEFC.

No dia 24 de outubro, a PLURAL foi homenageada em solenidade de premiação pela conquista do 1º lugar na fase estadual do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho 2012 na categoria Educação e Desenvolvimento, com o projeto Print School, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Santana de Parnaíba. A cerimônia aconteceu no salão nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP.

Sobre a Quad/Graphics

Com 41 anos de atuação, a Quad/Graphics é hoje um dos maiores provedores mundiais de soluções para impressão offset e soluções multimídia e produz uma variedade de produtos como catálogos, revistas, varejo entre outros produtos comerciais. Sediada em Sussex, Wisconsin (a 40 km a oeste de Milwaukee) e com mais de cinquenta plantas nos Estados Unidos e em vários em outros países (Canadá, Polônia, Peru, Colômbia, Chile, México e Argentina), a empresa oferece serviços que vão desde o design front-end e fotografia através de imagens digitais, impressão, acabamento, postagem, expedição/distribuição (incluindo o maior programa de co-mail do setor) e soluções de marketing baseadas em estudos dirigidos, como a otimização e análise de dados.

Fundada em Pewaukke, Wisconsin, em1971 por Harry Quadracci, a empresa iniciou, em meados de 1980, seu crescimento rapidamente, e em 1982, construiu outra planta de impressão em Sussex, Wisconsin. Dois anos depois, a Quad construiu uma fábrica em Saratoga Springs, NY. Em 1986 entrou para o mercado de rotogravuras com a compra de uma fábrica em Lomira¸Wisconsin.

A Quad construiu novas instalações em todo o país e equipou os parques gráficos com tecnologia de última geração. Ao longo do tempo também estabeleceu uma rede de sites intrinsecamente ligados à imagem e estúdios de fotografia, bem como uma presença global através de parcerias internacionais na Argentina, Brasil e Polônia.

Em junho de 2010, a Quad/Graphics adquiriu a Worldcolor (Quebecor) - até então o segundo maior fornecedor de impressão digital e serviços relacionados nas Américas. Com esta aquisição a Quad expandiu não apenas o seu alcance geográfico como também a sua oferta de produtos e serviços, além de maximizar sua eficiência operacional.

Sobre o Grupo Folha

Com 91 anos de atuação, o Grupo Folha é um dos principais conglomerados de mídia do país. Controla o jornal de maior circulação e influência (Folha de S.Paulo), a maior empresa brasileira de conteúdo e serviços de internet (UOL), o site noticioso de jornal com mais audiência (Folha.com) e a maior gráfica com rotativas offset da América Latina (PLURAL), além de outros negócios.

A história do Grupo Folha começa em 1921, quando foi fundada, em São Paulo, a "Folha da Noite", jornal voltado para a classe média urbana que emergia de uma sociedade ainda baseada na monocultura do café. Depois vieram os títulos "Folha da Manhã" (1925) e "Folha da Tarde" (1949). Os três jornais foram fundidos em 1960 para dar origem à Folha de S.Paulo.

São publicados também outros três jornais: "Agora", líder entre os diários populares no Estado de São Paulo, "Valor Econômico", lançado no ano 2000 em associação com as Organizações Globo, e "Alô Negócios", maior jornal da capital do Estado do Paraná (Curitiba) em número de classificados.

Entre as publicações, a Folha de S.Paulo ainda edita as revistas “sãopaulo” e “Serafina” e o “Guia Folha”. Também comanda o jornal "Agora", e a "Revista da Hora".

O grupo que emprega nove mil pessoas e gera cerca de sete mil empregos indiretos conta também com o Datafolha, um dos institutos de pesquisa mais respeitados do país, uma editora de livros (Publifolha), uma livraria virtual (Livraria da Folha), uma agência de notícias (Folhapress), um dos maiores e mais modernos parques gráficos da América Latina (CTG-F), a Transfolha, dedicada à distribuição de produtos do Grupo Folha, a FolhaGráfica e a SPDL, empresa de distribuição e logística estabelecida em associação com o jornal "O Estado de S. Paulo".

....

Fontes:
Press release do site do Grupo Folha (http://www1.folha.uol.com.br/institucional/)
Press release do site da Quad/Graphics (www.qg.com)
ANER – Associação Nacional de Revistas
Análise Setorial das Gráficas Brasileiras com Rotativas Offset - ano 2012 - estudo da consultoria AMSG para a ABRO – Associação Brasileira de Empresas com Rotativa Offset

 

____________________________________________________________________

A PLURAL é a maior e mais moderna indústria gráfica de rotativas off-set da América Latina, além de estar, pelo 10º ano consecutivo, no 1º lugar do ranking de capacidade produtiva no Brasil, de acordo com a Análise Setorial da Indústria Brasileira de Gráficas com Rotativas Offset, estudo da consultoria AMSG para a ABRO - Associação Brasileira de Empresas com Rotativas Offset.



voltar
home