O QUE É MANEJO FLORESTAL?

O Manejo Florestal é um conjunto de técnicas de extração de árvores com menos danos às florestas, levando em conta o volume a ser explorado, tratamentos silviculturais e métodos de monitoramento do desenvolvimento da floresta após a exploração.

As técnicas de manejo foram implantadas no Brasil em 1965, a partir do Código Florestal, artigo 15, que definiu que as florestas da Amazônia só poderiam ser utilizadas através de planos de manejo.

Com a adoção do manejo, a produção de madeira pode ser contínua ao longo dos anos e requer a metade do tempo necessário na exploração não manejada.

O manejo da floresta garante a cobertura florestal da área, retém a maior parte da diversidade vegetal original e causa menos impactos sobre a fauna, se comparado à exploração não manejada. As florestas manejadas também contribuem para o equilíbrio do clima regional e global, especialmente pela manutenção do ciclo hidrológico e retenção de carbono.

Além dos benefícios ambientais, o Manejo Florestal gera um benefício econômico, uma vez que proporciona o aumento da produtividade e redução dos desperdícios de madeira.

As empresas que adotam um bom manejo podem obter uma certificação que comprova a autenticidade da origem manejada de sua madeira.

A CERTIFICAÇÃO FLORESTAL
A certificação florestal atesta que determinada empresa ou comunidade obtém seus produtos manejando sua área florestal segundo determinados princípios e critérios. O certificado é entregue à empresa e serve de garantia para o comprador de que o produto vem de uma área manejada de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável.

A ORIGEM DO SELO FSC
O FSC – Forest Stewardship Council foi criado em 1993, em Bonn na Alemanha, por um grupo de empresas e organizações sociais e ambientais de diversos países com o objetivo de garantir e promover o manejo florestal responsável a partir de princípios universais, valorizando no mercado produtos com o selo FSC. Hoje o FSC também possui escritórios na África, Europa, Ásia e América Latina.

Referências Bibliográficas:

www.manejoflorestal.org

Revista Publish nº 100

Imo Control do Brasil



voltar
home