Instituto Tamboré incentiva conservação ambiental

Maio, 2010

A PLURAL Indústria Gráfica é parceira e apoiadora do Instituto Tamboré, uma organização sem fins lucrativos criada para contribuir com o desenvolvimento sustentável de Barueri e Santana de Parnaíba.

Foi fundado pela Tamboré S/A, empresa de desenvolvimento urbano que atua há mais de 25 anos na região. Hoje, é mantido pela Brookfield Incorporações, companhia líder do mercado imobiliário nacional.

Desde sua criação, em 2005, elabora projetos para conservação ambiental, desenvolvimento social e educação ambiental das comunidades locais.

É qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, garantia de que seu trabalho tem finalidade pública e há transparência em seus processos administrativos e financeiro.

Programas

Em 2007, colocou em prática o Programa Escola Amiga da Terra que tem como objetivo formar professores capacitados para aplicar projetos ambientais nas escolas. Só na primeira turma foram formados 90 professores, diretores e coordenadores de 48 escolas da rede municipal.

Outra iniciativa envolvendo as escolas municipais de Santana de Parnaíba e toda a comunidade, foi a mobilização “Parnaíba, Te Quero Verde!”, um mutirão verde com o plantio de árvores nativas e atividades de sensibilização para preservar a biodiversidade.

Especialmente para despertar a consciência ambiental e o respeito pela natureza nas crianças, foi criado O Clubinho Amigos da Terra. O programa educacional é formado por atividades interativas e criativas que estimulam a preservação do planeta. O Jornalzinho dos Amigos da Terra é um meio divertido, adotado pelo Instituto, de transmitir informações e brincadeiras sobre questões ambientais.

Também faz parte dos projetos educacionais as campanhas “Água é Vida – Pegue essa Onda” e “Consumo Consciente”. A população é orientada de como é possível realizar o consumo responsável de água e de outros produtos que provocam impacto no mundo.

Reserva Biológica Tamboré

Um dos principais trabalhos do Instituto Tamboré é a defesa e melhoria da Reserva Biológica Tamboré, localizada próxima ao parque gráfico da PLURAL.

São mais de 3,6 milhões de m² de mata preservada numa unidade de conservação municipal, cedida pela Prefeitura de Santana de Parnaíba através de um convênio firmado em 2006.

O Instituto, para cumprir seu objetivo de proteção e melhoria da fauna e da flora local, realiza ações técnicas, educativas e de integração.

As ações técnicas envolvem a recuperação do solo, manejo florestal e conservação da água. Já as educativas estão relacionadas com os projetos do Instituto Tamboré. E as de integração buscam incentivar a participação da comunidade na manutenção da reserva através de segurança, gerenciamento de riscos e comunicação.

Detalhes sobre as ações na Reserva Biológica Tamboré podem ser encontrados no site oficial: www.institutotambore.org.br/reserva.


Fonte: Site do Instituto Tamboré


voltar
home