PLURAL aplica Gestão Integrada de Resíduos em seu parque gráfico

Março, 2010

A PLURAL Indústria Gráfica adota diversas medidas e ações ambientais que contribuem com a preservação da natureza. Entre elas está a Gestão Integrada de Resíduos que visa controlar a geração de todos os resíduos do parque gráfico, assim como providenciar sua correta destinação.

O objetivo é minimizar os impactos ambientais, sociais, econômicos e legais ligados à produção da empresa, que é alcançado através de um intenso trabalho de separação, classificação, acompanhamento da coleta, do transporte e do tratamento desses resquícios. Os processos são certificados e licenciados e alguns permitem recuperação energética.


Sistema de aparas de papel

A PLURAL encaminha para reciclagem mais de 1.000 toneladas de aparas de papel por mês, que são transformadas em folhas, papel higiênico, papel de embalagem, caixa de papelão, entre outros.

Além de ser uma ação de preservação ambiental, a reciclagem de aparas é importante para a indústria de papel e tem bastante destaque no país. De acordo com o site da Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel), a produção de papéis novos no Brasil começou com o método de reaproveitamento, há mais de 100 anos.

Segundo Relatório Anual 2008/2009 da Bracelpa, em 2008 o consumo de aparas sobre o consumo aparente de papéis no Brasil foi de 43,7%, colocando o país na 10ª posição no ranking de recuperação de folhas recicláveis.


Destinação de Resíduos Industriais

Os resíduos industriais da PLURAL também são separados e preparados para coleta realizada por empresas especializadas em tratamento.

Resíduos sólidos são preparados para utilização como combustível em fornos de clinquer (produção de cimento), ou ainda agregado a massa de cimento. Os resíduos líquidos também passam por um eficiente tratamento físico químico, que gera materiais sólidos destinados ao coprocessamento em fornos de alta temperatura.

A correta destinação desses resíduos é muito importante para a preservação ambiental. Felizmente, esta atividade dobrou nos últimos três anos, de acordo com a Abetre (Associação Brasileira das Empresas de Tratamento de Resíduos), indicando o aumento da preocupação das indústrias com a preservação ambiental.

No Brasil, são sete milhões de toneladas de resíduos industriais processados por ano, mas ainda há muito que melhorar. O progresso é percebido aos poucos e espera-se que a conscientização seja cada vez mais abrangente.


Destinação de resíduos orgânicos

Os resíduos orgânicos da PLURAL também são coletados por empresa especializada e destinados para um moderno centro de disposição de resíduos, dotado de técnicas de proteção ao meio ambiente.



Coleta seletiva

Também foi implantado pela PLURAL o sistema de coleta seletiva, que consiste na separação e recolhimento de materiais recicláveis para serem encaminhados às indústrias recicladoras.

Estão distribuídos pelo parque gráfico 104 coletores de papel, metal, vidro, plástico e não recicláveis. Também são realizadas campanhas de educação e conscientização entre todos os profissionais.

A coleta seletiva é muito importante para preservar a natureza, pois contribui com uma série de fatores:

- Reduz a extração dos recursos naturais;
- Diminui a poluição da água, do solo e do ar;
- Economiza água e energia;
- Cria oportunidades de fortalecer cooperativas;
- Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis;
- Contribui para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Um exemplo bem claro da importância da coleta seletiva é a reciclagem do vidro. Segundo o site da Abividro (Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro), com um quilo de vidro quebrado se faz um quilo de vidro novo e esse processo pode ser repetido infinitamente, com perda zero e sem poluição. Mas, se descartado no lixo comum, demora tanto para se decompor que ainda não foi possível calcular o tempo estimado de decomposição.


Programa de reciclagem de óleo vegetal usado

Em parceria com a Bioauto, a PLURAL promove em seu parque gráfico o Programa de Reciclagem de Óleo Vegetal Usado.

São distribuídos aos profissionais da empresa coletores para o depósito de óleo de cozinha usado e o recolhimento é feito pela Bioauto. A ação contribui com a preservação ambiental, gerando empregos, bem-estar social e ambiental, assim como promove o consumo sustentável.

A Bioauto concedeu à PLURAL o Selo Empresa Amiga da Natureza por ser uma indústria preocupada com o meio ambiente e contribuir com o Programa de Reciclagem de Óleo Vegetal.


Papa-Pilhas: Programa Real de reciclagem de pilhas e baterias

A PLURAL disponibiliza no seu parque gráfico o Papa-Pilhas para coleta de pilhas e baterias usadas. Um programa do Banco Real para reciclar resíduos tóxicos e evitar a contaminação ambiental.

O Papa-Pilhas pode ser usado pelos profissionais, clientes e fornecedores da empresa para depositar todo tipo de pilhas e baterias portáteis. É um programa de Ecoeficiência que se baseia nos 3Rs: Reduzir o consumo, Reutilizar quando não é possível reduzir e Reciclar quando não é possível reduzir nem reutilizar.


Fontes: Bracelpa, Abetre, Abividro, Bioauto e Banco Real


voltar
home