FNQ publica case da PLURAL

Março, 2012

Neste último mês, a FNQ – Fundação Nacional da Qualidade – publicou no Boletim FNQ em Revista o case “Gráfica PLURAL investe em práticas de gestão em prol da sociedade”. O artigo destaca o programa Print School como uma das práticas de sucesso da gráfica. Veja a seguir o conteúdo na íntegra:

 

Gráfica PLURAL investe em práticas de gestão em prol da sociedade

Identificar, entender e satisfazer as necessidades e expectativas da sociedade e das comunidades com as quais interage é uma das práticas essenciais da boa gestão de uma organização. Pensando nisso, a PLURAL Indústria Gráfica, empresa filiada à Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), desenvolveu o projeto Print School PLURAL, um programa de responsabilidade social para capacitar jovens ao mercado de trabalho.

Realizada desde 2009 em parceria com a prefeitura de Santana de Parnaíba, cidade em que a gráfica está instalada, a iniciativa tem como objetivo oferecer cursos técnicos gratuitos, de nível básico, para formação de auxiliares gráficos. O programa é destinado aos jovens do sexo masculino, entre 18 e 22 anos, que moram naquele município e concluíram o Ensino Médio em escola pública.

Com aproximadamente quatro meses de duração, o curso aborda todo o processo produtivo de uma gráfica, com aulas teóricas e práticas de pré-impressão, impressão e acabamento, bem como segurança do trabalho, gestão da qualidade e de pessoas. Além disso, os alunos têm oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da PLURAL, ao visitarem seu parque gráfico. Com material didático desenvolvido pela própria empresa, as aulas são ministradas por profissionais técnicos voluntários da organização, responsáveis por transmitir o conteúdo relativo à sua área de atuação.

Além da proposta educacional, o programa torna os alunos aptos a exercer a função de auxiliar gráfico, abrindo portas principalmente para jovens profissionais que procuram o primeiro emprego. Atualmente, 62 estudantes já passaram pela Print School e 53 foram contratados para trabalhar na PLURAL.

Cada jovem capacitado pelo projeto é uma vitória para a gráfica, segundo Adriana Gasparini, gerente de Gestão Humana e Recursos Sócio Ambientais da PLURAL. “Com os problemas de capacitação profissional existentes em nossa região, o programa surge para auxiliar jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho e ainda vai ao encontro das práticas de responsabilidade social da empresa. Qualificar profissionais da comunidade faz parte do nosso programa de gestão ”, finaliza.

 

Clique aqui:

 

Fonte: FNQ – Fundação Nacional da Qualidade

____________________________________________________________________

A PLURAL é certificada FSC e Cerflor / PEFC, garantia de que o papel utilizado em seu processo produtivo advém de florestas manejadas de forma ecologicamente correta, além de ser líder nacional em implantação de tinta ecológica Agri-Web elaborada com matérias primas bioderivadas e renováveis.



voltar
home