Regras básicas da alimentação saudável

Fevereiro, 2010

Manter uma alimentação saudável é essencial a todas as pessoas para conquistar qualidade de vida. A forma como nos alimentamos influencia o bom funcionamento do organismo, ou seja, uma nutrição correta previne doenças crônicas e ajuda a controlar o humor e combater o estresse.

Carlos Eduardo Fischer Santos, nutricionista responsável pelo restaurante GR que está em operação na PLURAL Indústria Gráfica, explica que “uma alimentação saudável é composta por 4 leis: qualidade, quantidade, harmonia e adequação, sendo que uma completa a outra”.

A quantidade exata para suprir as necessidades do organismo muda de pessoa para pessoa. Vai depender de uma série de fatores, como a idade e o gasto enérgico, que está relacionado com o trabalho que exerce e se o indivíduo pratica atividades físicas.

De acordo com Carlos, uma refeição controlada é composta por arroz e feijão, que representam o ferro e o carboidrato, uma base de proteína, além de verduras e legumes à vontade. Ressaltando que devem ser evitados frituras e sal, pois se consumidos em excesso causam hipertensão e problemas cardiovasculares (colesterol alto).

Para completar o cardápio, frutas e sucos naturais também são importantes. Eles possuem vitaminas e minerais que ajudam a repor energia e a manter o corpo regulado. Mas evite tomar líquidos durante a refeição porque atrapalha a digestão. Também não adicione açúcar ao suco porque excesso de doce causa diabetes, principalmente se houver algum caso da doença na família.

Além de controlar a quantidade e qualidade dos alimentos, é preciso fazer no mínimo seis refeições diárias. “Não pode deixar o organismo sentir fome, senão se come em excesso”, completa Carlos. O recomendado é comer a cada 3 horas, sendo que os lanches da manhã, da tarde e da noite podem ser compostos por frutas variadas.

Não esqueça que a água é a essência da vida. A maior parte do corpo é constituída por ela, por isso é fundamental tomar 2 litros por dia para manter o corpo hidratado.


voltar
home