FSC no Brasil e no mundo

Janeiro, 2011

O FSC (Forest Stewardship Council) é a certificação florestal mais reconhecida no mundo. Atualmente, cerca 134 milhões de hectares de florestas, de 81 países de todos os continentes, são certificadas FSC.

As certificações de cadeia de custódia FSC estão presentes em 104 países, totalizando 19.006 cadeias de custódia certificadas, de acordo com dados divulgados pelo FSC em novembro de 2010.

No Brasil, a adesão de manejo florestal de acordo com os Princípios e Critérios do FSC cresceu nos últimos anos, sendo o país com maior número de florestas certificadas FSC do grupo América Latina e Caribe. São 66 florestas, totalizando mais de 6 milhões de hectares. A América Latina e Caribe representam 9,52% do total de área certificada FSC no mundo.

O número de cadeias de custódia certificadas FSC no Brasil também é o maior entre os países da América Latina e Caribe. O Brasil possui 494 cadeias de custódia certificadas, sendo a PLURAL umas das empresas com certificado FSC.

A PLURAL foi uma das primeiras gráficas brasileiras a receber a certificação FSC. O Selo FSC certifica os produtos impressos com papéis provenientes de florestas manejadas de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável.

Florestas manejadas certificadas FSC

O FSC divulgou os números de florestas certificadas FSC de acordo com 6 regiões: América do Norte, América Latina e Caribe, Europa, África, Ásia e Oceania.

A Europa é o continente com maior número de hectares certificados FSC, apresentando 40,75% de todas as áreas certificadas do mundo, com 438 florestas FSC, somando uma área de 55.109.438 ha. A Rússia é o país com a maior área certificada (23.143756 ha) da Europa. No entanto, o Reino Unido possui o maior número (94) de florestas FSC.

Na América do Norte, aos hectares certificados representam 40,13% do total de área certificada FSC no mundo. São 204 florestas, totalizando 54.260.435 hectares. O Canadá é o país desta região com maior área certificada (40.414.459 ha) e os Estados Unidos possuem o maior número de florestas FSC (114) da América do Norte.

No continente africano, a África do Sul é o país com maior área (2.150.178 ha) e florestas certificadas FSC (19). A África representa 5,38% do total de área certificada FSC no mundo.

Com 3.989.122 de hectares de floretas certificadas FSC, a Ásia apresenta 2,95% do total de áreas com selo FSC no mundo. A China é o país com o maior número de área certificada, sendo que o Japão possui mais florestas com certificado FSC.

Quase todo o território da Oceania é certificado FSC. São 28 florestas com 1.728.241 hectares certificados, representando 1,27% do total mundial. A Nova Zelândia é o país com maior área e maior número de florestas certificadas FSC.

Certificações de cadeia de custódia FSC

A Europa possui 9.161 cadeias de custódia certificadas FSC. É a região com o maior número, sendo que o Reino Unido apresenta mais cadeias de custódia (2.118) da região.

Em segundo lugar fica a América do Norte com 4.848 cadeias de custódia com selo FSC. Somente nos Estados Unidos há 3.832 cadeias de custódia certificadas FSC.

A Ásia também possui um grande número de cadeias de custódia certificadas pelo FSC. São 3.770, sendo a China detentora de 1.393 cadeias de custódia com selo FSC.

A Oceania apresenta 359 cadeias de custódia FSC, sendo a Austrália o país do continente com mais certificações (224). A África possui 132 cadeias de custódia com selo FSC, concentrando o maior número na África do Sul.

Nos últimos anos, houve um grande interesse das empresas em obter certificações florestais, devido à preocupação da sociedade em preservar o meio ambiente. Como mostra os dados, o FSC conquistou o mundo garantindo a utilização dos recursos florestais com responsabilidade ambiental, benefícios aos trabalhadores e às comunidades locais.


Fonte: Site FSC International


Saiba mais:

- Importância do Selo FSC



____________________________________________________________________
A PLURAL é certificada FSC e Cerflor / PEFC, garantia de que o papel utilizado em seu processo produtivo advém de florestas manejadas de forma ecologicamente correta, além de ser líder nacional em implantação de tinta ecológica Agri-Web elaborada com matérias-primas bioderivadas e renováveis.


voltar
home