Two Sides chega ao Brasil.

Maio, 2014.

Campanha é tida como a mais importante iniciativa mundial em favor da comunicação impressa.


Criada em 2012, na Inglaterra, a Two Sides é a principal campanha mundial de difusão da sustentabilidade da comunicação impressa. Já presente em países como Alemanha, França, Itália, Estados Unidos (EUA), Austrália e África do Sul, a campanha chega ao Brasil. “A adesão a esse movimento nos insere na mais bem-sucedida iniciativa mundial de difusão da sustentabilidade da comunicação impressa. Vamos trabalhar com determinação para mostrar que somos uma atividade essencial à vida das pessoas e ao bom funcionamento da sociedade. Sem falar na importância da nossa cadeia produtiva na geração de empregos, tributos, tecnologias e outros valores agregados”, afirma o presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) e do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP), Fabio Arruda Mortara.


Articulado pelo Sindigraf-SP, o lançamento da campanha está trazendo ao país o diretor da Two Sides no Reino Unido, Martyn Eustace. “O ingresso do Brasil na campanha é uma ótima notícia! Somente em 2013, a produção brasileira de celulose alcançou cerca de 15 milhões de toneladas, e a de papel, 10,4 milhões de toneladas. Além de ser uma das economias mundiais que mais crescem, o país cria a todo o momento projetos novos e ambiciosos para o setor da comunicação impressa. O Brasil está se tornando rapidamente um líder em silvicultura, e estamos entusiasmados com a possibilidade de mesclar a fantástica história de sustentabilidade desse país aos fatos que a Two Sides comunica globalmente sobre o papel e a indústria da comunicação impressa”, declara Eustace.

A assinatura do protocolo de intenções foi realizado no último mês, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista, e contou com a subscrição de 42 entidades representativas das atividades da cadeia. Somadas, elas reúnem cerca de 80 mil empresas, geradoras de 615 mil empregos diretos e faturamento na casa dos US$ 40 bilhões. Entidades como a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) e a Associação Brasileira de Empresas com Rotativa Offset (Abro) são algumas apoiadoras de primeira hora da iniciativa

Para estabelecer um diálogo esclarecedor com a sociedade, sensibilizando formadores de opinião, setor público, educadores, fornecedores e consumidores de produtos impressos, a Two Sides prevê ações variadas. A primeira delas é a publicação e divulgação do book Comunicação Impressa e Papel – Mitos e Fatos, conteúdo de embasamento científico que prova a sustentabilidade da cadeia. Na sequencia será a vez do site da campanha entrar no ar. Também estão disponíveis anúncios variados para diferentes públicos. “À medida que a campanha avança, haverá a tropicalização das peças”, diz Mortara. Outra frente de ação será o combate pontual de mensagens e iniciativas, públicas e privadas, que erroneamente associem a impressão à falta de sustentabilidade. “A ANJ considera muito oportuna e acertada essa campanha. A mídia impressa é produzida de forma sustentável e veicula as informações que, segundo todas as pesquisas, são as de maior credibilidade. Os jornais hoje são multiplataforma, mas o impresso segue sendo a plataforma mais nobre”, declara o membro do Conselho de Administração da ANJ e diretor de Mercado Leitor e Operações do jornal “O Estado de S. Paulo”, Christiano Nygaard.

Parece estranho uma campanha de valorização da comunicação impressa com site e peças para veiculação em rádio e TV? “Precisamos mostrar de forma mais clara para as pessoas a ideia de que o eletrônico não chegou para canibalizar o impresso. Ele é uma maneira complementar de as pessoas se informarem”, explica o primeiro vice-presidente da Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e diretor de Assinaturas da Editora Abril, Fernando Costa. “A difusão do conhecimento e da informação se favorece da pluralidade. Quanto mais culta e educada uma população, tanto maior o acesso e o consumo que ela faz de internet, jornais, revistas e livros, sem que uns excluam os outros. A Two Sides reforça a percepção de que a mídia impressa é e continuará sendo atraente, prática e sustentável, além de imbativelmente confiável”, finaliza Mortara.

Fonte: Abigraf e Publish. Publicado em 09/04/2014.
Em: <http://www.professionalpublish.com.br/?id=77,1,view,2,18052,sid>
Acesso em: 06/05/2014.

____________________________________________________________________

A PLURAL é a maior e mais moderna indústria gráfica de rotativas off-set da América Latina, além de estar, pelo 11º ano consecutivo, no 1º lugar do ranking de capacidade produtiva no Brasil, de acordo com a Análise Setorial da Indústria Brasileira de Gráficas com Rotativas Offset, estudo da consultoria AMSG para a ABRO - Associação Brasileira de Empresas com Rotativas Offset.



voltar
home