Setembro, 2009
A
ATEAL, nos seus 27 anos de existência, tem se preocupado com o futuro
dos deficientes auditivos e pessoas com distúrbios de comunicação.
Esse tem sido um dos principais objetivos da Instituição. Nesse sentido,
a inclusão social e profissional dos atendidos tem recebido atenção
especial, principalmente pelo perfil que se encontra o mercado hoje:
competitivo e em crise. Há, por parte da entidade, uma busca e articulação
de projetos, mecanismos e instrumentos de habilitação e reabilitação
de seus atendidos.
O projeto Oficina de Habilidades para o Trabalho e Inclusão Digital é uma das ações que abre espaço ao deficiente auditivo, o projeto é registrado no CMDCA - Conselho da Criação e do Adolescente - e recebe recursos de empresas socialmente responsáveis.
Dentre os objetivos propostos no projeto, estão o desenvolvimento de competências profissionais através de atividades criativas aliadas ao conhecimento de diferentes áreas profissionais e educacionais, meios de produção setorial, técnicas de comercialização, incorporação de regras e limites nas relações sócio-profissionais.
Uma preocupação do projeto é proporcionar espaço e tempo compatível com o momento vivenciado pelo público envolvido.
A adolescência é um período marcado por transformações, onde se pode encontrar potenciais criativos, sensibilidade e vocações que se expressam concretamente na elaboração dos trabalhos. Mas, ao mesmo tempo, existem os conflitos internos, a forma de se comunicar em grupo e outros aspectos que normalmente não são atingidos apenas com o processo terapêutico.
A Oficina de Habilidades procura parcerias junto às empresas, para vivenciar a qualificação profissional dos deficientes auditivos e ouvintes com distúrbios de comunicação. Sabe-se que esse público é excluído pela sociedade, principalmente pela dificuldade de comunicação. O resultado disso é a diminuição da auto-estima, um sentimento de incapacidade em concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. Ficam reservados a tarefas mais simples, com menor remuneração e, o que é pior, desemprego.
Observamos que aliados a essa insegurança existem déficit educacional e de competência para o perfil profissional exigido pelas empresas. Na Oficina de Habilidades o deficiente auditivo e ouvintes com distúrbios de comunicação deparam-se com o desafio da escolha de uma carreira profissional, projetos de vida e aspectos referentes à empregabilidade. Para a família, apresenta a possibilidade da capacitação para emancipação e independência financeira dos filhos, através da construção para profissionalização e experiências pessoais.
No decorrer do projeto os adolescentes são encaminhados ao PIP - Programa de Inclusão Profissional.
Apoio da PLURAL à ATEAL
A PLURAL Indústria Gráfica é parceira da Associação Terapêutica de Estimulação e Linguagem – ATEAL – e orgulhosamente recebeu o título de Empresa Amiga da ATEAL por ser uma empresa comprometida com a sociedade.
A PLURAL colabora com a divulgação dos projetos, campanhas e notícias da ATEAL além de já ter colaborado com a impressão do livro “Eu posso”, de Vera Paixão, mãe de um deficiente auditivo que decidiu criar uma série de livros direcionados as crianças e deficientes. Os direitos autorais foram cedidos à ATEAL e o livro é vendido para arrecadar fundos.
Colabore com a ATEAL
As pessoas interessadas em contribuir com o trabalho desenvolvido pela ATEAL podem ajudar de duas maneiras: se tornando um voluntário ou ainda oferecendo doações mensalmente.
O trabalho de voluntariado pode ser desenvolvido por profissionais ou pessoas dispostas a ajudar. As áreas de atuação são: administrativa, serviços gerais, fonoaudióloga, psicologia, psicopedagogia e serviço social.
As doações podem ser realizadas mensalmente, em qualquer valor e ainda em produtos.
Mais informações podem ser obtidas na ATEAL pelos telefones (11) 4522-1161 e 4522-1067.
Localização
A Associação Terapêutica de Estimulação e Linguagem – ATEAL – está localizada na Av. Antônio Frederico Ozanan, 6561 - Vila Rafael de Oliveira - Jundiaí - SP
Para mais notícias sobre a ATEAL e detalhes do que é realizado pela instituição acesse o site www.ateal.org.br/.
Fonte: Site e release da ATEAL.