Santana de Parnaíba comemora aniversário de 430 anos

Novembro, 2010

A cidade de Santana de Parnaíba comemora, no dia 14 de novembro, 430 anos. E para celebrar, a Prefeitura preparou uma programação especial, repleta de atrações culturais, esportivas e recreativas durante todo o mês de novembro, para todas as faixas etárias.

O destaque do mês ficou reservado para o próprio dia do aniversário do município, que terá show do cantor Luan Santana no bairro Fazendinha. Ele foi o ganhador do “Concurso Aniversário da Cidade”, realizado pela Rádio 87,5 FM, em que a população de Santana de Parnaíba decidiu a principal atração do evento.

A data também será marcada por uma sessão solene na Câmara Municipal, pela “Super Rua de Lazer” no bairro Jardim São Luiz e pela apresentação da orquestra Bachiana do SESI SP, com regência do maestro João Carlos Martins, atrás da Igreja Matriz, no centro histórico.

Durante o mês, o programa “Música na Praça” terá programação especial. Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, este programa tem como objetivo levar, gratuitamente, atrações musicais variadas e de qualidade aos moradores da cidade e região.

Também fazem parte das festividades o “Casamento Comunitário”, que será realizado no dia 12/11, e o tradicional Baile de Aniversário da Cidade, que ocorre no dia 19/11. A PLURAL é um dos patrocinadores da festa e toda a renda obtida com o Baile será revertida ao Fundo Social de Solidariedade de Santana de Parnaíba.

Confira aqui a programação especial do mês de aniversário.

Inaugurações de escolas

Em comemoração ao aniversário da cidade, a Prefeitura programou para entregar à população quatro novas unidades educacionais, que vão contemplar os moradores dos bairros do Cururuquara, Jardim São Luiz, Fazendinha e Jaguari.

As primeiras inaugurações serão realizadas no dia 20/11, com a entrega à população de dois Colégios Municipais, o do bairro Jaguari – situado à Rua da Mata, 10 – e o da Fazendinha – localizada à Rua Gabriel Jorge Salomão, 476.

Já as cerimônias de entrega dos Colégios Municipais do bairro do Cururuquara – que fica na Rua Peru, 102 – e do Jardim São Luiz – situado à Rua Honduras, 287 –, serão realizadas no dia 27/11.

Histórico da cidade

Santana de Parnaíba é considerada a capital bandeirante do Brasil – pois foi da cidade que partiram as principais bandeiras que desbravaram o país. Localizada a 35 km da capital paulista, possui cerca de 115 mil habitantes, de acordo com registros de 2009. Inserida na região metropolitana da Grande São Paulo, com um território de 176 km2, interliga as Rodovias Estaduais Anhangüera e Castello Branco, além de estar próxima do Rodoanel.

Outro grande atributo de Santana de Parnaíba é que a cidade reúne um dos maiores e mais preservados conjuntos arquitetônicos do Estado. O município é detentor do maior núcleo urbano, em taipa, tombado em 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico( CONDEPHAAT).

Mas antes, em 1958, a residência bandeirista urbana, construída na segunda metade do século XVII, onde atualmente funciona o Museu Histórico e Pedagógico Casa do Anhangüera e o Casarão “Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo”, construído no século XVIII, foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (IPHAN).

Contribuição da PLURAL ao município

A PLURAL indústria gráfica está localizada em Santana de Parnaíba, no bairro Tamboré. Sempre contribuindo com a cidade, a PLURAL é parceira e apoiadora da Prefeitura de Santana de Parnaíba em seus projetos.

No início deste ano, firmou parceria com a prefeitura para desenvolver um de seus mais importantes projetos de responsabilidade social, o programa Print School. A PLURAL, através do Print School – escola de impressão –, capacitou jovens da rede municipal de ensino para atuarem como Auxiliar Gráfico. O curso foi validado pela Prefeitura, pela Secretaria de Educação de Santana de Parnaíba e pela PLURAL, que contratou todos os alunos.

Devido à constante colaboração da PLURAL ao município e região, a Câmara Municipal entregou à gráfica moção de congratulação durante sessão realizada no dia 21 de setembro deste ano, uma iniciativa do vereador Agnaldo Moreno.


Fonte: Release SECOM de Santana de Parnaíba
Crédito foto: Arquivo SECOM


voltar
home