ANER promove campanha para reforçar o hábito de leitura de revistas

Outubro, 2012.

Até novembro, a ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas) promove uma campanha publicitária com o objetivo principal de reforçar a vantagem da leitura habitual e cotidiana de revistas, dentro da enorme variedade de títulos hoje existentes no mercado. “Em nossas constantes análises e estudos de mercado, percebemos a importância de resgatar, especialmente para as novas gerações, o diferencial do leitor assíduo de revistas: uma opinião mais profunda e embasada sobre os diversos temas da vida e do cotidiano”, explica Roberto Muylaert, presidente da ANER.

Mesmo em um momento de grande ascensão dos meios digitais, dados da ANER apontam que o número de títulos em circulação subiu de 2.243 em 2001 para 5.779 em 2011, o que mostra que é possível preservar e ampliar o espaço dedicado à leitura de revistas, seja em papel, seja em computadores e tablets. “Estamos focados em valorizar o conteúdo atraente, diversificado, analítico e organizado que as revistas trazem, e não em dar ênfase a um ou outro meio de leitura”, complementa Muylaert.

A Publicis Red Lion ficou responsável por criar a campanha que pretende fazer os consumidores perceberem que a leitura constante de revistas os torna mais preparados para entender de forma profunda e apropriada os muitos assuntos que envolvem seu dia-a-dia.

Desenvolvida para mídia impressa, a campanha apresenta um ‘opiniômetro’, que funciona como um termômetro das opiniões mais ou menos relevantes sobre diferentes assuntos, tais como carros, moda, vinhos, surfe, corridas e até implantes de silicone. Quanto mais profunda e pertinente a opinião de uma pessoa, mais acima sua visão sobre o tema é posicionada no ‘opiniômetro’. Assim, uma opinião sobre automóvel pode variar de um simples “Vixe, que carrão!” em um nível mais baixo até um comentário mais aprofundado como “a eletrônica potencializa a tração 4x4, mas um pouco mais de torque seria bom”, mostrado no topo do opiniômetro. Todas as peças são assinadas com o conceito “Quem lê revista tem opinião”.

Para João Fernando Vassão, diretor geral da Publicis Red Lion, a solução encontrada pela agência é simples, inteligente e com grande potencial de interatividade. “O grande desafio do briefing era caracterizar a diferença que a leitura de uma revista faz na vida de uma pessoa sem usar estereótipos. O opiniômetro nos permitiu uma abordagem leve, bem humorada e ao mesmo tempo didática do assunto”, destaca Vassão, explicando também a possibilidade de interação que o caminho criativo permite: “estamos desenvolvendo maneiras de aplicar a mesma ideia no ambiente digital, e uma delas deve ser um teste de conhecimentos sobre os mais diferentes temas, colocando cada participante em um ponto do opiniômetro, de acordo com seu nível de acertos e erros.”

A campanha conta com anúncios de revista, anúncios de jornal e ações digitais. A ação é nacional, com foco maior em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. O período da campanha é de 90 dias, a partir do início de agosto.

 

Peça da campanha com o título “Surfamos a Internet, Nadamos em Revistas.”
Clique aqui para ampliar.

FICHA TÉCNICA:
Cliente: ANER
Produto: Institucional
Agência: Publicis Red Lion
Título: "Opiniômetro"
Direção de criação: Marcelo Delboux
Direção de arte: Helder Reche
Redação: Marcelo Amaro
Atendimento: Alan Ordonhez e Ludmila Godoi
Mídia: Liziane Alcantara e Luciana Boaro
Tráfego e RTVC: Roger Nunes
Aprovação do cliente: Roberto Muylaert e Maria Célia Furtado


Para mais informações:
ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas
Isabela Rosito
dados@aner.org.br / (11) 3030-9390

Fonte: www.aner.org.br

____________________________________________________________________

A PLURAL é a maior e mais moderna indústria gráfica de rotativas off-set da América Latina, além de estar, pelo 10º ano consecutivo, no 1º lugar do ranking de capacidade produtiva no Brasil, de acordo com a Análise Setorial da Indústria Brasileira de Gráficas com Rotativas Offset, estudo da consultoria AMSG para a ABRO - Associação Brasileira de Empresas com Rotativas Offset.



voltar
home