PLURAL apoia a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Santana de Parnaíba

Outubro, 2010

No dia 29 de setembro, ocorreu a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Santana de Parnaíba. Por um dia, o Cine Teatro Coronel Raymundo, no centro histórico de Santana de Parnaíba, recebeu cerca de 200 pessoas para discutir a preservação do meio ambiente.

Marcaram presença autoridades da administração pública; empresários; consultores; médias e grandes empresas; universitários; estudantes do nível fundamental e médio; educadores; pesquisadores; jornalistas; ONGs; profissionais das áreas de gestão ambiental, qualidade, saúde, engenharia, projetos, marketing e planejamento estratégico; público geral; entre outros.

Proposto por Maria Helena Arruda Santos, Vereadora do município, o evento anual tem como objetivo promover um amplo debate sobre experiências e a prática da sustentabilidade, entre os setores públicos, privados, terceiro setor e a sociedade.

Além de contribuir para difundir a prática no desenvolvimento sustentável nos órgãos da administração pública e nas grandes e médias empresas de Santana de Parnaíba, o evento também visou fomentar políticas públicas que estimulem a implantação de processos sustáveis, na iniciativa privada e no setor público.

A 2ª Conferência Municipal do Meio ambiente contou com o apoio da PLURAL, assim como da Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Santana de Parnaíba e de outras empresas da região, como a CCR, Bic, Brookfield Incorporações, MDP Engenharia, Fundação Alphaville, Condomínio Gênesis e UNIP.

A parceria da PLURAL nesta importante reunião de sustentabilidade reforça o seu compromisso com o meio ambiente, a sociedade e com a cidade de Santana de Parnaíba, onde está localizado o parque gráfico da empresa.

Destaques da programação

A abertura do evento foi marcada pela apresentação da banda da Guarda Municipal de Santana de Parnaíba (GMC), em um palco montado para representar o rio Tietê. Uma cortina preta estava coberta com embalagens de produtos, como caixa de leite, garrafas PET, latas de alumínio, isopor, papel, plástico, entre outros.

Estiveram presentes na solenidade de abertura Régis Salles, Presidente da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba; a Vereadora Maria Helena Arruda Santos; Benedito Fernandes, Ex-prefeito de Santana de Parnaíba e atual Secretário Estadual de Esportes, Lazer e Turismo; e Roberto Ignátius, Secretário de Planejamento do município.

Benedito Fernandes destacou a contribuição da PLURAL. “Agradeço à presença do Carlos Jacomine, diretor da Gráfica PLURAL, que muito tem contribuído para o desenvolvimento da nossa cidade”.

O Painel 1 abordou a contribuição das empresas na redução das emissões de GEE e iniciativas para gerar emprego em locais verdes. Participaram Beatriz Kiss, Pesquisadora da FGVCe’s – Centro de Estudos de Sustentabilidade da FGV / GHG Protocol; e Dr. Mario Hirose, Diretor Adjunto do Departamento de Meio Ambiente da FIESP de São Paulo (DMA SP).

Já o Painel 2, que discutiu a avaliação do potencial de empregos verdes, contou com a participação de Marcelo Takaoka, Presidente do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS); Alcir Vilela Junior, Coordenador de Graduação das Áreas de Meio Ambiente, Saúde e Educação do SENAC; e Ricardo Tortorella, Diretor Superintendente do SEBRAE-SP.

Ladislau Dowbor, Professor Titular da PUC-SP, apresentou seu depoimento em vídeo. Também houve palestra de Laércio Bruno Filho, da empresa e-SENSE Consultoria em Competitividade e Sustentabilidade Empresarial.

Lançamento do Guia das Aves

Na ocasião, também foi lançado o Guia das Aves da Reserva Tamboré, produzido pelo Instituto Tamboré em parceria com a PLURAL.

O Palestrante Dr. Pedro Develey, Diretor de Conservação da Save Brasil e Biólogo do Instituto Tamboré / Reserva Biológica do Tamboré, prestou agradecimento à PLURAL. “Agradeço mais uma vez à PLURAL, não só pela impressão do Guia, mas pela parceria e a produção de outros materiais que o Instituto Tamboré desenvolve”.

Ele apresentou as principais espécies de pássaros encontradas na Reserva, algumas delas em extinção, e ressaltou a importância da educação ambiental na comunidade e nas escolas.

O Guia das Aves é impresso na PLURAL com a tinta ecológica Agri-Web™, composta por matérias-primas renováveis e biodegradáveis. O papel utilizado é certificado pelo Cerflor/PEFC, garantia de que o papel provém de florestas manejadas de forma ecologicamente correta.

Conheça as ações de Responsabilidade Socioambiental da PLURAL


voltar
home