18ª Coleção Pirelli/MASP de Fotografia

Setembro, 2010

Desde 19 de agosto, está em cartaz a Coleção Pirelli/MASP – Museu de Arte de São Paulo, com 70 obras de 20 fotógrafos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pará. A 18ª edição prioriza o lado autoral de fotógrafos publicitários, fotojornalistas e um cineasta e ficará aberta ao público até 3 de outubro.

A exposição deste ano oferece homenagem póstuma ao fotógrafo norte-americano George Leary Love, que atuou em São Paulo dos anos 60 aos 90, e também Luiz Hossaka, fotógrafo do MASP desde os anos 50 e membro da Comissão Organizadora do evento.

Criada em 1990, a Coleção traz artistas com representação e influência significativas na fotografia brasileira. A comissão formada por Boris Kossoy, Thomaz Farkas, Rubens Fernandes Junior, Mario Cohen e Piero Sierra convidou os fotógrafos Luiz Braga, do Pará, e Aristides Alves, da Bahia, para indicar os artistas de seus estados.

Compõem a exposição os paraenses Alberto Bitar, Octávio Cardoso, Mariano Klautau Filho, Alexandre Sequeira e Guy Veloso — este último, fotógrafo selecionado para a 29ª Bienal de São Paulo com a série documental “Penitentes” — e os baianos Anizio Carvalho, Iêda Marques, Bauer Sá e Maria Sampaio — fotógrafa e escritora falecida em junho passado.

De São Paulo, marca presença o publicitário Ricardo Barcellos, a fotojornalista Marlene Bergamo e Gustavo Lacerda, com obras da série “Albinos”, de 2009.

Os recursos tecnológicos da fotografia são representados pelas imagens de Rafael Jacinto, Pio Figueroa e João Kehl e da produtora Carol Lopes, do estúdio Cia da Foto.

Márcio Rodrigues e Marco Mendes, dupla de fotógrafos do Lumini, premiado estúdio fotográfico de Minas Gerais, apresentam trabalhos individuais. E o cineasta carioca Ivan Cardoso dá ao público a oportunidade de ver seu trabalho por trás de outras lentes que não as das câmeras super-8.


Duas décadas da Exposição Pirelli/MASP

Criada para formar um panorama da fotografia contemporânea brasileira a partir dos anos 40-50, cada edição da Exposição Pirelli/MASP é pensada de forma a contemplar os trabalhos mais significativos da linguagem fotográfica e a sua evolução nos mais diferentes campos.

O acervo da Coleção conta com mais de mil obras de cerca de 300 fotógrafos representantes de todas as regiões do país, que pode ser acessado através do site http://www.colecaopirellimasp.art.br.

Fonte: Release MASP


voltar
home