PLURAL - 15 anos de inovação e liderança na indústria gráfica brasileira

Julho, 2011

No dia 20 de julho, a PLURAL completa 15 anos de dedicação ao que existe de melhor e mais moderno na indústria gráfica mundial, com liderança e inovação no mercado brasileiro.

Com parque gráfico localizado em Santana de Parnaíba e 33.500 m² de área construída, a PLURAL é hoje a maior indústria gráfica com rotativas offset da América do Sul e a de maior capacidade produtiva do Brasil. São 11 impressoras rotativas de última geração e uma capacidade instalada de 1,5 milhão de cadernos de 16 páginas impressas por hora.

Por oito anos consecutivos, está em primeiro lugar no ranking de capacidade produtiva da Análise Setorial da Indústria Brasileira de Gráficas com Rotativas Offset, estudo realizado pela consultoria AMSG para a Abigraf – Associação Brasileira das Indústrias Gráficas e ABRO - Associação Brasileira de Empresas com Rotativas Offset.

Desde sua fundação, está sempre à frente em inovações, com investimentos em tecnologia de ponta, especialização em serviços e produtos, iniciativas sustentáveis e no aprimoramento de sua relação com clientes, fornecedores, profissionais e comunidade.

Sustentabilidade

A atenção com a sustentabilidade sempre esteve diretamente ligada à estratégia da PLURAL, uma empresa comprometida com o meio ambiente e com a sociedade, desenvolve e apoia iniciativas que contribuem para a disseminação da cultura socioambiental e valores de cidadania.

Ambiental

A PLURAL possui modernos sistemas para tratamento das emissões atmosféricas instalados em todas as suas rotativas, o que garante o controle total das suas emissões.

Foi a primeira gráfica no Brasil a mapear e publicar seu inventário de emissões de gases do efeito estufa, sendo reconhecida pelo Programa Brasileiro GHG Protocol com o Selo Prata de transparência e integralidade nas informações publicadas.

Também é a primeira gráfica com rotativas no estado de São Paulo a conquistar a certificação ABNT NBR ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental, que comprova que a PLURAL previne, reduz e controla os impactos ambientais de todas as suas atividades, produtos e serviços.

Recentemente, conquistou a ISO 14064-1 – Quantificação e elaboração de relatórios de emissões e remoções de gases de efeito estufa. Esta certificação estabelece normas para quantificação, monitoramento, verificação e validação das emissões dos gases de efeito estufa (GEE), além de reconhecer internacionalmente o inventário da PLURAL. Estar de acordo com estas normas demonstra o comprometimento da PLURAL com a preservação do meio ambiente, de forma consistente e transparente. Com esta certificação, a PLURAL também conquista o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol.

É pioneira na adoção de tinta ecológica Agri-Web™, elaborada com componentes biodegradáveis e renováveis que emitem menos componentes orgânicos voláteis (VOC) na atmosfera que as tintas comuns.

É certificada através dos selos FSC e Cerflor - PEFC, que comprovam que a cadeia produtiva envolvida na fabricação dos seus produtos advém de florestas manejadas de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável. Estas certificações de cadeia de custódia garantem o rastreamento da principal matéria-prima da PLURAL – o papel – desde sua extração até a comercialização dos produtos impressos como jornais, revistas, tabloides, catálogos e livros.

A PLURAL também aplica em seu parque gráfico a Gestão Integrada de Resíduos, que compreende o controle da geração de resíduos, a segregação, a sua classificação, acompanhamento da coleta, monitoramento do transporte, tratamento de resíduos, recebimento dos certificados de tratamento, recuperação energética e o licenciamento.

Fazem parte da Gestão Integrada de Resíduos da PLURAL: Sistema de Aparas de Papel, Destinação de Resíduos Industriais, Destinação de Resíduos Orgânicos, Coleta Seletiva, Programa de Reciclagem de Óleo Vegetal Usado e Programa Real de Reciclagem de Pilhas e Baterias.

A PLURAL, juntamente com a Folha de S. Paulo, possui uma estação para tratamento de efluentes químicos e biológicos. Todo o efluente gerado no parque gráfico é tratado e rigorosamente controlado, atendendo assim a legislação vigente.

A PLURAL é a primeira gráfica brasileira a adotar uma linha de uniformes ecológicos. Todos os profissionais recebem uniformes confeccionados com tecido de poliéster com fibra reciclada de garrafas PET.

Frequentemente, promove e informa aos seus profissionais as ações de responsabilidade ambiental que desenvolve. Também faz parte da iniciativa da PLURAL desenvolver campanhas que abordam questões ambientais. Banners, folhetos, materiais institucionais, e-mails marketing, palestras e treinamentos são alguns dos canais utilizados para a conscientização ambiental do público interno.

Social

No social, a PLURAL desenvolve iniciativas que promovem a educação, o voluntariado, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Entre elas, destaca-se o Print School - Escola de Impressão, um programa de responsabilidade social desenvolvido pela PLURAL e que conta com o apoio da Prefeitura de Santana de Parnaíba e da Secretaria Municipal da Educação de Santana de Parnaíba. Sua missão é capacitar jovens do município para a função de Auxiliar Gráfico.

Além da proposta educacional, esta iniciativa contribui com a geração de empregos no município, possibilitando uma nova opção de futuro aos jovens da comunidade, principalmente àqueles que não têm fácil acesso a outras formas de desenvolvimento profissional.

Além do Print School, a PLURAL apoia e participa das campanhas sociais da Prefeitura de Santana de Parnaíba e do Fundo Social de Solidariedade do município. É parceira apoiadora do Instituto Brookfield e da Reserva Biológica Tamboré, é uma das fundadoras do Centro Cultural Alphaville Tamboré e apoia a Conferência Municipal de Meio Ambiente de Santana de Parnaíba. Além de apoiar as instituições Casa do Zezinho, Associação Parceria Contra as Drogas, Hospital Santo Antônio de Blumenau, Centro Social São José, Associação Santa Terezinha, Casas André Luiz, Avemare – Associação Vila Esperança de Materiais Recicláveis, entre outras.

Em junho deste ano, a PLURAL foi reconhecida pelo seu compromisso com a sociedade através da mais importante premiação de responsabilidade social da indústria gráfica brasileira, recebendo o troféu “Hasso Weiszflog” do Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambiental.

Serviços

Atuando nos mercados editorial, comercial, catálogos, billings e transacionais, a PLURAL produz revistas, livros, tabloides, catálogos, pôsteres, gibis, encartes comerciais, envelopes, pré-impressos e autoenvelopados, com rapidez e qualidade.

Neste ano, a PLURAL revolucionou com a introdução de uma tecnologia inédita no Brasil – o Custom Web – um serviço de impressão customizada em rotativa que possibilita uma infinita combinação de produtos e dados variáveis, com maior agilidade, eficiência e menor custo. Voltado aos segmentos de impressos promocionais, varejo, billing e transacionais, o Custom Web foi especialmente desenvolvido para clientes que exigem produtos e cronogramas diferenciados.

O Custom Web possibilita a impressão de produtos customizados de diversos formatos e configurações especiais, combinando dados variáveis, dobras, refiles, personalizações, encartes, envelopes, aplicação de vernizes, cola reumidificável, cola reposicionável, fio de cola e cores especiais em linha.

Os produtos do Custom Web são produzidos de acordo com um rígido sistema de segurança, que garante o sigilo total na produção de impressos confidenciais. A PLURAL é a única gráfica brasileira com o certificado da ABNT de conformidade com a norma ABNT NBR 15540:2007 – Sistema de segurança para produção de documentos confidenciais.

O Custom Web também está integrado ao programa de sustentabilidade da PLURAL, com impressão em papéis certificados pelo FSC/CERFLOR, tinta Agri-Web™ e com padrões da ABNT NBR ISO 14001- Sistema de Gestão Ambiental.

Outra novidade em serviços é o PLURAL Digital, uma solução de impressão que possibilita a personalização de diversos tipos de produtos com dados variáveis e baixos volumes, com agilidade e segurança.

Sistema de endereçamento, gestão de banco de dados e gerenciamento de produção são alguns dos recursos do PLURAL Digital, que opera com total segurança e sigilo, com base na norma ABNT NBR 15540:2007 – Sistema de segurança para produção de documentos confidenciais.

Além disso, está integrado ao programa de sustentabilidade da PLURAL, com impressão em papéis certificados pelo FSC / Cerflor e com padrões da ABNT NBR 14001 – Sistema de Gestão Ambiental.

A PLURAL também oferece aos clientes uma moderna Plataforma de Soluções Digitais que automatiza uma série de tarefas, dinamizando o fluxo de trabalho, com maior agilidade e qualidade.

O Imaging Color Managent atua no processo de equalização de cor, tratamento de imagens, vetorização de logotipo e fechamento de arquivos dentro dos padrões internacionais PDF/X-1a.

O Imaging Creation, avançado sistema para automação de briefing, possibilita a criação de folhetos, jornais, tabloides, catálogos e revistas de forma fácil e rápida. O sistema permite o trabalho simultâneo de todas as áreas responsáveis pelo desenvolvimento, criação e aprovação dos materiais, flexibilizando as alterações de conteúdo durante qualquer etapa do trabalho desenvolvido.

O Imaging Approval, portal de aprovação final de arquivos, possibilita a visualização das páginas do produto de forma individual ou agrupada, com todas as informações técnicas e de segurança que garantem um excelente resultado final ao produto. Esta ferramenta trabalha com arquivos PDF para gravação das chapas de impressão.

O Imaging Media, um dos mais modernos aplicativos de criação e diagramação do mercado gráfico, é especialmente projetado para criadores e designers que desenvolvem trabalhos impressos. No Media, os usuários podem interagir com o layout, substituindo elementos como textos e imagens a qualquer momento.

Qualidade

A excelência da PLURAL em todas as etapas do processo produtivo e a conformidade com o mais alto padrão de qualidade internacional é comprovada com a obtenção da certificação ABNT NBR ISO 9001. Esta certificação é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade, garantindo a eficiência dos processos de gestão interna.

Premiações

Nestes 15 anos, a PLURAL é reconhecida pela qualidade de seus produtos através de premiações que são referência no mercado gráfico nacional.

Por 2 anos consecutivos, recebeu o Prêmio Graphprint de melhor Gráfica Editorial Rotativa e, em 2010, Carlos Jacomine, Diretor-Geral da PLURAL, foi eleito Personalidade Dirigente da Indústria Gráfica.

A PLURAL já conquistou 16 troféus do Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini e também continua em 1º lugar no ranking geral da premiação no segmento de rotativas e em 2º lugar no segmento de jornais, de acordo com as pontuações publicadas na Revista Abigraf nº 251, janeiro / fevereiro de 2011.

Em 2010, a PLURAL foi homenageada pela empresa Natura e recebeu certificado do programa QLICAR 2009/2010, na categoria “Serviços de Impressão Gráfica”. O QLICAR é uma iniciativa da Natura para avaliar a Qualidade, Logística, Inovação, Competitividade, Atendimento e Relacionamento dos fornecedores, garantindo o desenvolvimento e a alta performance de sua rede de fornecedores.

Estas e outras conquistas refletem a postura inovadora, o comprometimento com clientes e a excelência em serviços e produtos construídos através da capacitação, força de vontade e coragem de seus profissionais e a liderança de seus acionistas.

Num mercado em constante evolução, a PLURAL já é a gráfica do futuro. E um de seus principais desafios é continuar sendo a nº 1 em tudo que faz.

 

Veja também:

- PLURAL em números
- Linha do tempo PLURAL

___________________________________________________________________
A PLURAL é líder em impressão gráfica no Brasil. Suas rotativas offset produzem impressos de alta qualidade, com tinta ecológica Agri-Web e com papel certificado FSC e Cerflor / PEFC.


voltar
home