Dicas de Photoshop

Março, 2010

O Adobe Photoshop completou 20 anos no mês de fevereiro e comemora com grande estilo ao ser considerado o editor de imagens mais utilizado pelos profissionais de criação de arte e por amadores.

Apesar de exigir um maior esforço do usuário para interpretar suas funções, ganhou popularidade devido às possibilidades de recursos. Através dele, o usuário pode realizar qualquer modificação, desde correção de exposição até a eliminação de elementos indesejados.

Aqui estão reunidos alguns comandos simples, disponíveis nas versões CS, capazes de dar mais vida àquele pacote de imagens capturadas durante as férias ou até mesmo fotos destinadas a uma publicação.

Resolução

Antes de começar, tenha definido qual é a finalidade da imagem. Alguns detalhes precisam ser considerados nos casos de impressão e nos casos de publicação na internet ou álbum digital.

As imagens para impressão exigem mais cuidado, pois se trabalhadas incorretamente perdem qualidade quando impressas. Nesse caso, a foto precisa ter resolução de 300 dpi (pontos por polegada). Já aquelas destinadas à internet não precisam ter mais de 72 dpi.

O valor da resolução é definido no menu Image>Image Size> Resolution

Depois de aplicadas as correções, a imagem deve ser convertida para o modo de cor correto, que está relacionado com a sua finalidade. O modo de cor para impressão é CMYK e para internet RGB.

O modo de cor ideal para correção da imagem é RGB, pois alguns recursos não funcionam em CMYK.

O ajuste é feito em Image > Mode.


Camada de proteção

Antes de começar as correções, faça uma Layer (camada) de proteção duplicando a Layer existente. Assim, você mantém segura a imagem original caso algum efeito não fique como o planejado, e poderá comparar a camada modificada com a original.

Ao final do tratamento, transforme as duas camadas em uma. Menu: Layer > Flatten Image.

Correção de superexposição ou subexposição e alteração de contraste

Para ajustar a luminosidade e o contraste, utilize a ferramenta Levels. Vá em Image > Adjustments > Levels e mova os três botões até chegar ao efeito desejado.

Com este comando é possível suavizar fotos muito claras e clarear imagens escuras.

Neutralização de cores

Um erro muito comum em imagens digitais é a predominância de um tom de cor. A imagem pode sair azulada em ambientes com luz fluorescente ou amarelada no caso da luz incandescente. A solução é usar o comando Match Color, disponível em Image > Adjustments.

Marque a caixa Neutralize e ajuste o Fade para controlar a intensidade do efeito e manter a cor real dos elementos da foto.

Corrigir ou intensificar cores

Para salientar cores ou neutralizá-las é possível utilizar o comando Color Balance, em Image > Adjustments. Cada tom de cor será trabalhado individualmente. Os tons de ciano podem ser transformados em vermelho, o magenta em verde e o amarelo em azul.

Também é possível intensificar as cores com o comando Saturation, em Image > Adjustments. Ótima ferramenta para dar mais vida às cores ou transformar a foto em preto-e-branco.

Caso deseje o efeito preto-e-branco, ajuste o contraste para deixar bem definidas as duas cores através da ferramenta Brightness/Contrast, em Image > Adjustments.

Recuperação de sombras

Sabe aquelas fotos noturnas em que foi utilizado o flash e o fundo ficou escuro? Isso pode ser amenizado com o comando Shadows/Highlight, em Image> Adjustments. Os detalhes da sombra são revelados com a opção Shadows e os pontos muito claros escurecidos com o comando Highlights.

Essa ferramenta produz um melhor efeito se aplicada em uma Layer duplicada para controlar sua opacidade e alcançar um tom mais natural.

Controle de nitidez

No Photoshop há várias formas de ajustar a nitidez de imagens desfocadas, efeito que ocorre com frequência em fotografias digitais.

O filtro mais utilizado para corrigir a nitidez é o Unsharp Mask, em Filter > Sharpen.

Nesta janela, os comandos Amount e Radius controlam a intensidade do efeito. A opção Threshold suaviza o resultado.

Use o bom senso para aplicar os comandos e não estragar a foto com intensidade exagerada. O Unsharp Mask destrói os pixels da imagem se não for usado com cuidado.

Retoque profissional

As ferramentas mais utilizadas em retoque de pele e subtração de elementos indesejados são: Patch, Clone Stamp e Healing Brush.

O Clone Stamp substitui a parte indesejada por outra, escolhida pelo usuário. Com a ferramenta selecionada, aperte ALT e clique na área que será copiada. Depois, sem pressionar nenhuma tecla, pinte sobre o que será excluído.

O Patch tem a mesma função, mas trabalha de forma diferente e é recomendado no restauro de áreas maiores. Selecione o item que deseja eliminar, depois arraste a seleção para a área que deverá substituir o item indesejado. Ele manterá a luminosidade da região alterada.

O Healing Brush mantém a textura e luminosidade do lugar modificado, por isso é indicado para pequenas áreas. Perfeito para eliminar pintas, manchas e outros pequenos detalhes.

 


Fontes: Site PhotoPro e site Tutoriais de Photoshop


Conheça o Imaging Color Management – serviço de tratamento de imagens da PLURAL




voltar
home