História

Desde sua implantação em 1996, a PLURAL tem se destacado pelo pioneirismo em tecnologia de ponta no mercado gráfico nacional, quando trouxe para o Brasil a primeira máquina rotativa capaz de imprimir até 32 páginas de uma só vez, uma Heidelberg M1000.

Em 1998, inovou novamente, trazendo para o mercado Brasileiro a primeira máquina rotativa para impressão de revistas no formato 20,2 x 26,6cm. Este formato, hoje longamente utilizado pelas principais editoras do Brasil, reduz a quantidade de papel gasto no processo e conseqüentemente o custo final do impresso.

Em 2000, a PLURAL adquire mais uma rotativa Heidelberg M1000, triplicando sua capacidade produtiva inicial.

Em sua busca constante por novidades tecnológicas, em junho de 2002, a PLURAL instalou no Brasil a primeira máquina rotativa capaz de imprimir até 48 páginas de uma revista simultaneamente. Sunday 4000, uma máquina que conta com recursos técnicos anteriormente só encontrados em máquinas de impressão plana. Foi a primeira máquina deste porte a ser implantada na América Latina e a sétima do mundo com a tecnologia shaftless.

E os avanços da PLURAL não páram por aí. Em 2004 bate o recorde de produção de 126.738.179 giros em 1 mês, e em 2005 bate mais um recorde atingindo a incrível marca de 130.276.411 giros em 1 mês.

Em 2006 a PLURAL deu início à primeira fase da expansão da sua capacidade produtiva, ampliando sua área industrial de 11.500m² para 33.500m² de área construída, instalou novas impressoras M-1000 e Sunday 3000, além de diversos equipamentos para acabamento grampo, PUR e Hot-Melt.

Em 2011, a PLURAL instala mais uma impressora rotativa, a Sunday 3000. Neste mesmo ano, a PLURAL revoluciona o mercado de impressão offset rotativa com a introdução de um processo de produção inédito no Brasil – o Custom Web – um serviço de impressão customizada que possibilita maior combinação de formatos de produtos e dados variáveis, com agilidade e eficiência, superior aos processos convencionais.

Toda esta tecnologia que lhe confere a capacidade nominal de impressão de 1,5 milhão de cadernos de 16 páginas por hora, que faz da PLURAL a líder no ranking de capacidade produtiva no Brasil pelo 9º ano consecutivo, de acordo com a Análise Setorial da Indústria Brasileira de Gráficas com Rotativas Offset e a posição de maior indústria gráfica com rotativas da América Latina.

Também foi uma das primeiras gráficas de rotativas offset a conquistar os importantes selos FSC e Cerflor / PEFC – garantia de que o papel utilizado na impressão advém de florestas manejadas de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável.

Em 2010, a PLURAL novamente foi líder na implantação de novas tecnologias no mercado brasileiro, passando a imprimir todos seus produtos com a tinta ecológica Agri-Web da Flint Group, elaborada com matérias-primas bioderivadas e renováveis. A PLURAL é a primeira gráfica heatset rotativa brasileira a adotar tinta ecológica.

Também é a primeira gráfica no Brasil a mapear e publicar seu inventário de emissões de gases do efeito estufa e em 2010 tornou-se membro do Programa Brasileiro GHG Protocol, sendo reconhecida publicamente com o Selo Ouro, que demonstra sua integralidade e transparência nas informações publicadas.

Em um novo segmento de atuação, impressos de segurança, a PLURAL volta a mostrar a força e a eficiência que a mantém em liderança. É pioneira no Brasil a conquistar pela ABNT a certificação NBR 15540 – Sistema de segurança para produção de documentos confidenciais.

Além da inauguração de novas impressoras rotativas, novas máquinas de acabamento e da expansão de sua gama de serviços, a PLURAL investe continuamente na especialização de seus profissionais para oferecer aos clientes o melhor atendimento e as melhores soluções, sempre com eficiência, qualidade, agilidade e preços competitivos.


Veja também: