Dicas de economia de água.

Dezembro, 2015

A água é o recurso natural de maior importância para a existência dos seres vivos na Terra. Sem ela, nenhum ser humano, animal ou vegetal sobreviveria. Não foi à toa que as grandes civilizações, desde a Antiguidade, se desenvolveram às margens de grandes rios e lagos.

Mas o que chama a atenção quando abrimos o jornal ou ligamos a TV é que esse valioso recurso natural vem sendo colocado em risco, por ter sido tratado ao longo de décadas de maneira irresponsável.

A escassez, o consumo desigual e a má distribuição da água afetam toda a engrenagem que movimenta a vida do planeta. Em países do Oriente Médio e da África e até mesmo no Brasil, a falta de água chega a ser motivo de conflitos. Enfrentamos uma grande crise hídrica, estampada nas manchetes e mostrada todos os dias na televisão.

Por isso, é importante aprender um pouco mais sobre a água de sua cidade, de sua região e do país e entender como surge, como se recicla e como interfere diretamente em sua vida. Você não é o único responsável, mas é peça-chave desse sistema.

Comece já a cuidar deste recurso e confira algumas importantes dicas de economia de água:

 

Na cozinha

Lave louça uma vez por dia.
Encha a pia de louça para enxaguar.
Ao ensaboar, mantenha a torneira fechada.
Instale torneiras de baixo consumo.
Em zonas rurais, instale um tanque para armazenar água da chuva.

 

Na lavanderia

Use a máquina de lavar somente com carga total. Use-a com menos frequência.
Instale torneiras de baixo consumo.

 

No banheiro

Instale caixas sanitárias de mínimo volume. Coloque um tijolo no interior da caixa de maior volume ou dobre a haste da boia para um nível mais baixo.

Use timer no chuveiro regulado para 5 minutos.

Conecte a água da pia para o uso na caixa do sanitário.

Instale torneira e chuveiro de baixo consumo.

 

Outros

Conecte a água das pias, da máquina de lavar e do chuveiro ao jardim.

Lave o carro com balde, em vez de usar mangueira. Façam isso no gramado e nunca na rua.

Irrigue o calçada com água das pias, máquina de lavar e chuveiro.

Fique atento a vazamentos em casa.

 

 

Veja também:

Descubra quantos litros de água você gasta em um dia, como economizar, quais são os conflitos no mundo provocados pela escassez e muito mais em bit.ly/mj_crise

 

 

Fonte: Oliveira, Maria de Souza. “Água: um retrato do universo hídrico que nos cerca – Santana de Parnaíba” – Coleção Mundo Jovem – PLURAL Indústria Gráfica. Tuva Editora. 1995.

___________________________________________________________________

A PLURAL Indústria Gráfica é certificada FSC e Cerflor / PEFC, garantia de que o papel utilizado em sem sua impressão gráfica advém de florestas manejadas de forma ecologicamente correta, além de ser líder nacional em implantação de tinta ecológica Agri-Web™ elaborada com matérias-primas bioderivadas e renováveis.