PLURAL foi expositora no 1º Simpósio Regional de Meio Ambiente de Barueri.

Junho, 2015.

Ocorreu no dia 17 de junho o 1º Simpósio Regional de Educação Ambiental de Barueri e a PLURAL Indústria Gráfica foi expositora, com o case Coleção Mundo Jovem. O evento, que teve duração de 8 horas, foi realizado na FATEC - Faculdade de Tecnologia, em Barueri, São Paulo.

Promovido pela Prefeitura de Barueri, em conjunto com as cidades de Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba e Taboão da Serra, o evento contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas.

Autoridades das prefeituras promotoras do Simpósio participaram da abertura oficial do evento explanando sobre as principais ações, projetos e programas de educação ambiental desenvolvidas em seus municípios, entre eles o Sr. Aparecido Pires de Castro, Secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri; a Sra. Patricia Marques Machado, Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária de Cotia; o Sr. Carlão Camargo, Prefeito de Cotia; o Sr. Jaderson Spina, Secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Santana de Parnaíba; o Sr. Renê Portelinha, Secretário de Meio Ambiente de Carapicuíba; o Sr. Evangelista Azevedo Limas, Secretário de Meio Ambiente de Itapevi; a Sra. Elisângela Martins, Secretária de Meio Ambiente de Jandira; a Sra. Silzeni de Ângelo Lopes, da Secretaria de Meio Ambiente de Osasco e a Sra. Daniela Marinheiro, Engenheira Agrônoma da Prefeitura de Taboão da Serra. Também estavam presentes representantes de instituições de ensino, educadores ambientais, estudantes, ONGs e empresas privadas.

 

Autoridades das Prefeituras de Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba e Taboão da Serra apresentaram no simpósio os programas de educação ambiental desenvolvidos em seus municípios.

 

A PLURAL foi representada pela Adriana Gasparini, Gerente de Gestão Humana e Recursos Socioambientais e coordenadora da Coleção Mundo Jovem; pela Patrícia Souza, Gerente Comercial; pela Jeniffer Bonizoli, Engenheira Ambiental e pela Andrea Rozon; Coordenadora de Marketing.

A PLURAL Indústria Gráfica apresentou o case socioambiental Coleção Mundo Jovem.

 

Em sua 1ª edição, o Simpósio Regional de Educação Ambiental teve como tema “Onde Estamos, para Onde Vamos” e o principal objetivo foi delinear um panorama das ações de educação ambiental na região, visando à integração de propósitos e programas entre cidades vizinhas que compartilham desafios ambientais muito semelhantes.

As discussões do simpósio foram divididas em dois momentos principais. “Onde Estamos” foi o foco das apresentações iniciais, nas quais cada cidade participante apresentou seus principais programas e linhas de atuação.

Após estas apresentações foram realizadas duas palestras, ministradas por especialistas da área. Marcos Sorrentino, professor do Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP e Gilson Ferreira, coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, compartilharam suas experiências com políticas públicas em educação ambiental nos níveis federal e estadual.

No segundo momento do evento o objetivo foi discutir “Para onde Vamos”. Através da troca de experiências em rodas de diálogo na dinâmica “Café Compartilhado”, os participantes desenharam um planejamento de ações futuras expressas em uma carta-compromisso, tornando público o comprometimento com a realização conjunta de iniciativas de educação ambiental na região.

Na área de exposições de painéis, o case Coleção Mundo Jovem - uma realização da PLURAL - foi um dos grandes destaques do Simpósio. Desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Santana de Parnaíba, este programa socioambiental tem como principal objetivo propor uma reflexão sobre o papel dos jovens como agentes transformadores e multiplicadores na sociedade, contribuindo para um mundo mais sustentável, através dos livros elaborados e impressos pela PLURAL. A distribuição da 1ª edição da coleção, que tem como título “Água – retrato do universo hídrico que nos cerca – Santana de Parnaíba” será feita no próximo mês pela Secretaria de Educação de Santana de Parnaíba para as séries do ensino Fundamental II das escolas públicas do município, após ter realizado a capacitação dos professores para a aplicação do conteúdo e atividades do livro em sala de aula.

Vale ressaltar que o conteúdo do livro “Água” foi elaborado com a participação colaborativa de professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino, profissionais da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Secretaria de Cultura e Turismo do Centro de Memória e Integração Cultural, representantes de ONGs e sociedade civil, a partir de oficinas de trabalho sob a supervisão de consultores contratados pela PLURAL. Neste ano de 2015, está previsto o lançamento de mais três edições da Coleção Mundo Jovem, com os temas “Biodiversidade”, “Resíduos” e “Jovem Sustentável”.

Além da continuidade do programa com a Prefeitura de Santana de Parnaíba – Município onde o parque gráfico da PLURAL está localizado – que reafirma o seu compromisso social com a comunidade em que está inserida, também existe o interesse de desenvolver a Coleção Mundo Jovem para outras cidades da região, de forma customizada e pertinente com suas características geográficas e históricas.

 

O evento de lançamento da Coleção Mundo Jovem da PLURAL.

Coordenadores, Supervisores e Professores da rede pública de ensino de Santana de Parnaíba participaram da elaboração do conteúdo do primeiro livro da Coleção Mundo Jovem.

Carlos Jacomine, Diretor Geral da PLURAL, foi o idealizador da Coleção Mundo Jovem.

 

No dia do lançamento da Coleção Mundo Jovem, em 29 de maio, Carlos Jacomine recebe homenagem do Prefeito de Santana de Parnaíba, o Ilmo. Sr. Elvis Cezar.

 

 

___________________________________________________________________

A PLURAL é a maior e mais moderna indústria gráfica de rotativas off-set da América Latina, além de estar, pelo 12º ano consecutivo, no 1º lugar do ranking de capacidade produtiva no Brasil, de acordo com a Análise Setorial da Indústria Brasileira de Gráficas com Rotativas Offset, estudo da consultoria AMSG para a ABRO - Associação Brasileira de Empresas com Rotativas Offset.


voltar
home