Evento de apresentação do livro “Água” da Coleção Mundo Jovem da PLURAL reúne educadores de Santana de Parnaíba.

Agosto, 2015.

No dia 03 de agosto ocorreu o evento de sensibilização dos professores da rede municipal de ensino de Santana de Parnaíba para a aplicação em sala de aula do livro “Água: um retrato do universo hídrico que nos cerca – Santana de Parnaíba”, da Coleção Mundo Jovem da PLURAL Indústria Gráfica. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria de Educação.

Com a presença de aproximadamente 80 educadores, entre eles professores e coordenadores de ensino das séries do fundamental II de Santana de Parnaíba, o evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e conduzido pelo Prof. Júlio Lamarca, especialista em Meio Ambiente.

O objetivo desta aula inaugural foi apresentar aos educadores o conteúdo do livro “Água”, promovendo uma reflexão sobre a importância de conscientizar e despertar nos jovens uma nova atitude em relação ao recurso água. Em Santana de Parnaíba, assim como em outros municípios do estado de São Paulo, a crise hídrica é uma realidade e a educação socioambiental aos jovens tem um papel primordial na mudança de atitude e transformação.

Além dos debates sobre formas de economizar água no dia a dia repensando alguns hábitos, o livro propõe aos jovens a realização de atividades práticas e experiências, de maneira moderna e inovadora. Outro aspecto do livro é que pode ser utilizado em diversas disciplinas como Ciências, Matemática, Física, Química e História, que caracteriza o material como multidisciplinar.

O Prof. Júlio foi um dos integrantes das oficinas de construção do livro, organizadas por uma consultoria contratada pela PLURAL. Também participaram da elaboração diversos professores e coordenadores pedagógicos, além de profissionais da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Secretaria de Cultura e Turismo e do Centro de Memória e Integração Cultural, representantes de ONGs e sociedade civil.  a partir de oficinas que foram.

O conteúdo do livro, tanto em sua apresentação visual quanto na linguagem, foi criteriosamente elaborado para crianças na faixa etária de 10 a 14 anos e estão alinhados à grade curricular das séries do 5º ao 9º ano das escolas municipais de Santana de Parnaíba.

Este primeiro volume da coleção apresenta, em 48 páginas ilustradas, a rede hidrográfica de Santana de Parnaíba, da região e do Brasil, além de mostrar como a água surge, se recicla e como interfere diretamente na vida de cada indivíduo.

Além do livro “Água”, está previsto o lançamento e distribuição nas escolas de mais três fascículos da Coleção Mundo Jovem, com tiragem de 10 mil exemplares cada, e abordarão os temas “Biodiversidade”, “Resíduos” e “Jovem Sustentável”.

A Coleção Mundo Jovem foi idealizado por Carlos Jacomine, Diretor Geral da PLURAL Indústria Gráfica. “Para nós da PLURAL, não bastou ter uma certificação ambiental no tratamento de nossos resíduos líquidos, sólidos e orgânicos. A importância de nossa inserção em um papel socioambiental no município em que trabalhamos e, por consequência, conquistamos nossas riquezas, é uma das contrapartidas que reforçam nossas preocupações com a continuidade do negócio da PLURAL”, afirma Jacomine.

Este é certamente um dos maiores projetos de sustentabilidade já desenvolvidos pela Empresa, em termos de complexidade e abrangência, e que consolida o cumprimento da sua missão e seu comprometimento com a sociedade.

A PLURAL acredita que a transformação de uma sociedade tem como base a educação. E a proposta da iniciativa Coleção Mundo Jovem é contribuir para elevação da qualidade de vida da comunidade, estimulando os jovens estudantes das escolas da rede pública do município a serem agentes de mudança, adotando práticas mais sustentáveis no seu dia a dia.

 

 

 

___________________________________________________________________

A PLURAL é a maior e mais moderna indústria gráfica de rotativas off-set da América Latina, além de estar, pelo 12º ano consecutivo, no 1º lugar do ranking de capacidade produtiva no Brasil, de acordo com a Análise Setorial da Indústria Brasileira de Gráficas com Rotativas Offset, estudo da consultoria AMSG para a ABRO - Associação Brasileira de Empresas com Rotativas Offset.


voltar
home