Evento Anual do Programa Brasileiro GHG Protocol divulga o relatório de emissões de GEEs da PLURAL.

Setembro, 2014.

Líder em sustentabilidade na indústria gráfica, a PLURAL teve o seu inventário de emissões de gases do efeito estufa (GEEs) – referente o ano de 2013 - divulgado no Evento Anual do Programa Brasileiro GHG Protocol, ocorrido no dia 07 de agosto de 2014, no auditório do Hotel Intercontinental, em São Paulo - SP.

Em relação ao seu primeiro inventário publicado, em 2009, a PLURAL reduziu em 9% as emissões de gases do efeito estufa no Escopo 1 - combustão estacionária e combustão móvel. Também em relação a 2009 reduziu em 36% suas emissões no Escopo 3, que contempla bens e serviços comprados, transporte e distribuição - upstream, resíduos gerados nas operações, deslocamento de funcionários (casa-trabalho) e transporte e distribuição - downstream.

Vale ressaltar que em 2011, a PLURAL fez um significativo investimento para otimizar a sua gestão de emissões de GEEs, através da substituição do Gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) pelo Gás Natural utilizado nas máquinas de impressão. Devido à sua composição, o Gás Natural produz queima limpa e uniforme, com menor quantidade de fuligem e particulados. A PLURAL também passou a inventariar a emissão de CO2 gerada através do transporte fretado utilizado pelos profissionais, expandindo o levantamento do Escopo 3.

Neste mesmo ano, após ter submetido seu inventário à verificação de terceira parte conquistou a certificação ISO 14064-1 - Gases de Efeito Estufa - que estabelece normas para quantificação, monitoramento, verificação e validação das emissões dos gases de efeito estufa (GEE). Estar de acordo com estas normas demonstra o comprometimento da PLURAL com a preservação do meio ambiente, de forma consistente e transparente. Por esta certificação, a PLURAL foi reconhecida pelo Programa Brasileiro GHG Protocol com o Selo Ouro de transparência nas informações, sendo a primeira indústria gráfica no Brasil a conquistar este selo.

A iniciativa voluntária de elaborar um inventário de GEE e estabelecer metas e estratégias para redução e gestão das reduções demonstra a responsabilidade da PLURAL com a resolução de problemas globais e torna transparente e público seu compromisso.

A PLURAL foi a gráfica pioneira no Brasil a mapear e publicar seu inventário de emissões de gases do efeito estufa, em 2009, e havia na época apenas 27 empresas com a mesma iniciativa no País. Hoje, chega a 128 o número de empresas que compõem o Programa.

O inventário de emissões da PLURAL segue as diretrizes do GHG (Greenhouse Gas Protocol), Intergovernamental Panel on Climate Change (IPCC), ISO 14064, DEFRA 2008 (Guidelines to Defra´s GHG Conversion Factors), Specification for the assessment of the life cycle greenhouse gas emissions of goods and services - PAS 2050 (2008), CETESB e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O último inventário da PLURAL está disponível no site do Programa Brasileiro GHG Protocol: http://www.ghgprotocolbrasil.com.br e no site da PLURAL – clique abaixo para ampliar e acessar:

 

Fonte: http://www.ghgprotocolbrasil.com.br

Veja também:

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa da PLURAL.

Redução das emissões de gases de efeito estufa da PLURAL é divulgada no Evento Anual do Programa Brasileiro GHG Protocol 2012.

 

___________________________________________________________________

A PLURAL é a maior e mais moderna indústria gráfica de rotativas off-set da América Latina, além de estar, pelo 11º ano consecutivo, no 1º lugar do ranking de capacidade produtiva no Brasil, de acordo com a Análise Setorial da Indústria Brasileira de Gráficas com Rotativas Offset, estudo da consultoria AMSG para a ABRO - Associação Brasileira de Empresas com Rotativas Offset.


voltar
home