PLURAL é pioneira na conquista da certificação PAPEL LEGAL.

Dezembro, 2019.

Referência em boas práticas na indústria gráfica, a PLURAL é pioneira na conquista da certificação PAPEL LEGAL, que comprova que o papel utilizado em seu processo produtivo está de acordo com regras éticas e tributárias.

Criada para incentivar a adoção de técnicas, procedimentos e padrões que impactam em toda cadeia produtiva, esta certificação tem como principal objetivo combater o desvio do papel imune – que tem tributação muito inferior do que o papel comercial – para a impressão de peças gráficas que não sejam livros, jornais e revistas.

O selo PAPEL LEGAL é um importante diferencial para produtores de papel, gráficas e cliente final, uma vez que, além de transmitir maior segurança ao mercado sobre a legalidade de sua destinação, é uma garantia de que o produto está dentro dos mais altos padrões de qualidade, em conformidade com as leis e com o respeito ao meio ambiente.

Durante o processo de certificação, a PLURAL passou por uma auditoria, que constatou que suas iniciativas estão em concordância com as diretrizes e conformidades estipuladas na certificação.

O selo PAPEL LEGAL é uma iniciativa da ABIGRAF Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e da ABRO (Associação Brasileira das Empresas com Rotativa Offset), contando também com a participação de um comitê de desenvolvimento, do qual fazem parte representantes de gráficas de vários portes, e membros de entidades ligadas ao setor papeleiro, como ANDIPA (Associação Nacional de Distribuidores de Papel) e IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores).

Seu lançamento ocorreu no dia 29 de outubro, na ESPM Tech, em São Paulo, durante a Print Summit 2019, evento anual que tem como foco promover e discutir inovações e cases de sucesso que contribuem para a evolução e o fortalecimento da comunicação impressa.

A adoção desta certificação é considerada um marco histórico na evolução da indústria gráfica, uma vez que terá papel fundamental na ampliação da transparência e confiabilidade nas relações, beneficiando todos os envolvidos no processo. Hoje, apenas quatro gráficas no Brasil possuem o certificado PAPEL LEGAL, sendo a PLURAL a precursora.

Fonte:

  • Release Plural.
  • Release Abigraf e release ABRO.

 

 

___________________________________________________________________

A PLURAL é a maior e mais moderna indústria gráfica de rotativas off-set da América Latina, além de estar, pelo 14º ano consecutivo, no 1º lugar do ranking de capacidade produtiva no Brasil, de acordo com a Análise Setorial da Indústria Brasileira de Gráficas com Rotativas Offset, estudo da consultoria AMSG para a ABRO - Associação Brasileira de Empresas com Rotativas Offset.


voltar
home