PLURAL forma a 4ª turma do Print School.

Setembro, 2013.

Na tarde do dia 08 de agosto, o auditório da Secretaria Municipal da Educação de Santana de Parnaíba recebeu os 25 alunos da 4ª turma do programa Print School - Escola Gráfica, e marcou o encerramento do curso com a cerimônia de formatura.

Compareceu à solenidade o Secretário Municipal de Educação, Professor Jailton Aparecido Rodrigues; o Presidente da Câmara Municipal, Elvis Cezar; os Vereadores Valmir Baptista Dantas (Alemão da Banca); Gino Mariano e o Vereador de Pirapora do Bom Jesus, Carlinhos Mariano. Por parte da PLURAL Indústria Gráfica estavam presentes o Diretor Geral, Carlos Jacomine; a Gerente de Gestão Humana e Recursos Socioambientais, Adriana Gasparini e a Engenheira Ambiental, Jeniffer Guedes.

O Print School é uma das mais importantes iniciativas de responsabilidade social da PLURAL e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação e da Prefeitura de Santana de Parnaíba. Um dos seus principais objetivos é a capacitação de alunos da Rede Municipal de Ensino de Santana de Parnaíba para a função de Auxiliar Gráfico.

O programa de capacitação tem duração de 05 meses e carga horária de 112 horas, onde os alunos recebem conhecimento técnico e específico dos processos produtivos de uma indústria gráfica com rotativas offset, que inclui aulas teóricas e práticas de pré-impressão, impressão, acabamento e dos módulos de atendimento ao cliente, gestão da qualidade, expedição, segurança do trabalho, segurança patrimonial, meio ambiente, fluxo de produção, história da indústria gráfica e gestão de pessoas.

Após a formação, os jovens são avaliados pelo sistema de seleção interno da PLURAL, chamado Detecção de Talentos, responsável pela contratação. Todos os 25 alunos desta última turma foram empregados pela gráfica.

O Print School tem gerado um aumento da empregabilidade na região e contribuído com o desenvolvimento socioeconômico da comunidade local. Desde o início do programa, em 2009, já foram capacitados 114 jovens para a função e 100% dos alunos foram contratados para ocupar vagas disponíveis na gráfica.

O empreendedorismo é outro aspecto que se destaca na iniciativa, que tem as aulas ministradas por profissionais voluntários da empresa engajados com o propósito do projeto, onde participam operadores, líderes, gerentes e diretores.

Durante o evento, o Secretário de Educação Jailton Aparecido Rodrigues falou da importância da realização do projeto para os alunos do município. “Sabemos da dificuldade que é para os jovens conseguirem o seu primeiro emprego, pois não possuem experiência ou qualificação necessária. Com este curso, eles são capacitados para atuarem no mercado de trabalho.”, falou.

O Presidente da Câmara, Elvis Cezar aproveitou a ocasião para falar também sobre a valorização dos professores da cidade. “Nós devemos muito aos professores do município, pois são eles que nos ajudam a formar cada vez mais jovens como os formandos que aqui estão”, disse.

Para o Diretor Geral da PLURAL, Carlos Jacomine, a parceria com a Prefeitura de Santana de Parnaíba foi fundamental para a realização deste curso. “Estes jovens, que moram em bairros carentes, foram capacitados e hoje atuam como profissionais dentro da nossa empresa. Isso não seria possível sem o apoio da prefeitura”, garantiu Jacomine.

O formando José Nilson Oliveira Filho, de 18 anos, também ressaltou a importância do curso ministrado pelos profissionais da empresa. “Aprendi muito com eles. Com o conhecimento adquirido, estou preparado para o mercado de trabalho,” disse o novo auxiliar gráfico da PLURAL.


Case de sucesso

Com o programa Print School - Escola Gráfica a PLURAL conquistou o 1º lugar na fase estadual do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho 2012 na categoria Educação e Desenvolvimento; foi eleita “Destaque Sustentabilidade na Cadeia Produtiva” na categoria social, em homenagem realizada pela ABIGRAF e pela ABTG; recebeu o troféu do Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambiental 2011; recebeu o troféu do Prêmio Anhanguera 2011 na categoria responsabilidade social; foi finalista na 5ª Mostra FIESP/CIESP de Responsabilidade Socioambiental, além de ter a prática publicada no Banco de Boas Práticas da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade.

 

Veja também:

PLURAL iniciou a 4ª turma do Print School

PLURAL forma a 3ª turma do Print School

PLURAL apresenta case no 5º Ciclo de Sustentabilidade para a Indústria Gráfica

PLURAL inicia a 3ª turma do Print School 

PLURAL forma 2ª turma do Print School

PLURAL inicia 2ª turma do Print School

Projeto Print School já é uma realidade

PLURAL publica boas práticas no site da FNQ

PLURAL desenvolve o projeto Print School

___________________________________________________________________

A PLURAL é a maior e mais moderna indústria gráfica de rotativas off-set da América Latina, além de estar, pelo 9º ano consecutivo, no 1º lugar do ranking de capacidade produtiva no Brasil, de acordo com a Análise Setorial da Indústria Brasileira de Gráficas com Rotativas Offset, estudo da consultoria AMSG para a ABRO - Associação Brasileira de Empresas com Rotativas Offset.


voltar
home