PLURAL apoia a Santa Fé.

Setembro, 2015.

A PLURAL Indústria Gráfica, uma empresa comprometida com a responsabilidade social, é parceira apoiadora da Associação Beneficente Santa Fé, uma instituição não governamental sem fins lucrativos que acolhe crianças vítimas de abandono e violência.

Localizada na Vila Mariana, em São Paulo, a Santa Fé desenvolve trabalho de acolhimento a meninos e meninas, que sofrem maus tratos, violência sexual e abandono. O atendimento multidisciplinar estende-se também às suas famílias. Desde sua fundação em 1993, a Santa Fé já atendeu milhares de jovens e crianças oferecendo um ambiente e suporte apropriados para que desenvolvam todo o seu potencial.

Hoje, a instituição conta com um quadro de aproximadamente 50 colaboradores, entre eles psicólogos, educadores, assistentes sociais, coordenadores, psicanalistas, além de profissionais na área contábil, financeira, administrativa, desenvolvimento institucional e serviços gerais.

As crianças e adolescentes chegam a Santa Fé por decisão judicial ou por encaminhamento de Conselhos Tutelares e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS, permanecendo até que sejam adotadas, retornem às suas famílias de origem e completem 18 anos e/ou sejam emancipadas.

A Santa Fé tem como principal missão a inclusão de crianças e adolescentes que enfrentam situações pessoais ou sociais de risco, na categoria universal de crianças e adolescentes comuns e totais, provendo-lhes um ambiente seguro e adequado ao seu desenvolvimento, respeitando suas particularidades e implementando modelos de atendimento que garantam a defesa e a promoção dos seus direitos e de suas famílias.

 

Áreas de atuação e programas desenvolvidos pela Santa Fé:

Os programas da Santa Fé foram concebidos de forma sistêmica, onde tudo se inter-relaciona e responde às necessidades e complexidades das crianças e adolescentes, com processos que dialogam em sua totalidade. Todas as ações formam um conjunto harmonioso que visa o desenvolvimento do ser pleno, e não apenas suprir determinada vulnerabilidade.

ACOLHIMENTO

Minha Casa
No programa Minha Casa é oferecida moradia para 22 crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, em situação de risco pessoal e social, com problemas de desarmonia familiar, vítimas de abuso ou violência doméstica. É desenvolvido um trabalho terapêutico individualizado para ressignificar as dramáticas vivências, promovendo seu pleno desenvolvimento, até que possam emancipar-se ou voltar para sua família de origem ou ainda, ter uma nova família.

Casa Vovó Ilza
Neste programa é oferecida moradia para meninas de 11 a 18 anos, grávidas ou acompanhadas de seus filhos. Em sua maioria, são moradoras de rua, vítimas de maus tratos, abuso sexual, prostituição e uso de drogas, sem vínculo familiar ou com vínculos muito tênues. Entre mães e filhos, são 22 crianças e adolescentes. As jovens-mães participam de um trabalho terapêutico individualizado para a vivência da maternidade precoce de forma construtiva e harmoniosa para mãe e filho, visando inibir a repetição dos maus tratos vivenciados. É realizado o encaminhamento para uma vida autônoma e emancipada.

 

FAMÍLIAS DAS CRIANÇAS ATENDIDAS

Mudando a História
Tem como foco o apoio às famílias para o resgate da autonomia para que as crianças e adolescentes, moradores da Casa Vovó Ilza e Minha Casa, voltem a sua família de origem de forma sustentável e segura. É realizado o atendimento integral às famílias, localizadas em todo o território nacional, através de tratamentos e suportes diversos, preparando-as para receber a criança / adolescente de volta e evitando que outros (irmãos) saiam de casa. As famílias também são orientadas quanto aos seus direitos sociais, contribuindo na reorganização socioeconômica.

Combatendo a Violência Doméstica
Atua no combate à violência estrutural, que permeia a maioria das famílias das crianças e adolescentes acolhidos na Santa Fé. Tem como missão a ressignificação e harmonização das relações familiares, restaurando vínculos e criando condições para que o retorno das crianças ao convívio familiar seja bem sucedido.

 

PÓS-ACOLHIMENTO

Educação Continuada
Este programa visa o acompanhamento das crianças e adolescentes acolhidos ao longo dos anos de atuação da Santa Fé, que retornaram para casa, foram adotados ou se emanciparam.

Moradia para Meninas Emancipadas
Suporte inicial e auxílio, de maneira decrescente, para a manutenção de moradias a jovens que completaram 18 anos e não puderam retornar às suas famílias.

 

Como ajudar

A manutenção dos programas da Santa Fé só é possível por meio do apoio de empresas e pessoas físicas que reconhecem e acreditam no seu trabalho. Para colaborar com a instituição entre em contato com a área de Desenvolvimento Institucional pelos telefones (11) 5083-0092 / (11) 5549-0564, ou pelo e-mail contato@santafe.org.br

 

 

Fonte: Site da Associação Beneficente Santa Fé

 

 

___________________________________________________________________

A PLURAL é a maior e mais moderna indústria gráfica de rotativas off-set da América Latina, além de estar, pelo 12º ano consecutivo, no 1º lugar do ranking de capacidade produtiva no Brasil, de acordo com a Análise Setorial da Indústria Brasileira de Gráficas com Rotativas Offset, estudo da consultoria AMSG para a ABRO - Associação Brasileira de Empresas com Rotativas Offset.


voltar
home