Política Ambiental da PLURAL

A PLURAL, a maior e mais moderna gráfica de rotativas offset do Brasil, acredita que a responsabilidade sócio ambiental é um fator determinante no desenvolvimento do seu negócio.

Assim, baseado em seu compromisso com práticas de sustentabilidade, certificações florestais e pelo processo de certificação ISO 14.001, foi definida a sua Política Ambiental - uma declaração de princípios em relação ao desempenho ambiental, constituindo um importante ponto de partida para mensurar os resultados do seu sistema de gestão.

O próximo passo da PLURAL, na área de meio ambiente, será a obtenção da certificação ISO 14.001, uma garantia no cumprimento da responsabilidade ambiental, que é relevante no desenvolvimento de suas atividades.

 

Política Ambiental da PLURAL

A PLURAL define o seu sistema de gestão ambiental em conformidade com a estratégia da organização e demais políticas da empresa, e ainda assume o compromisso ambiental com práticas de sustentabilidade e certificações florestais, alinhadas a natureza de seu negócio.

A PLURAL é uma indústria gráfica, responsável pela impressão e acabamento de revistas, livros, tablóides, gibis, pôsteres e catálogos comerciais, localizada no município de Santana de Parnaíba.

A PLURAL é uma empresa que acredita que a responsabilidade ambiental se dá através do gerenciamento e monitoramento de suas atividades de forma a identificar os impactos negativos significativos ao meio ambiente buscando reduzi-los.

De acordo com essa filosofia, a PLURAL define sua Política Ambiental com base nos seguintes princípios:

1. Educação ambiental: constitui uma das missões de conscientizar e disseminar a cultura da responsabilidade ambiental, a todos os profissionais efetivos e terceiros, através de ações periódicas a respeito da preservação do meio ambiente e do sistema de gestão ambiental da empresa;

2. Cumprimento da legislação ambiental e outros requisitos: constitui requisito obrigatório observar e cumprir as normas legais e outros requisitos aplicáveis ao seu segmento e relacionados aos aspectos ambientais e ao sistema de gestão ambiental;

3. Reciclar e reaproveitar: constitui uma prática de gestão a busca de insumos e matérias primas ecologicamente compatíveis com seu processo produtivo, minimizando a geração de resíduos, além de racionalizar o uso dos recursos naturais;

4. Melhoria Contínua: constitui um compromisso permanente o estabelecimento de um processo de melhoria contínua, alinhado ao sistema de gestão ambiental.

Por fim, a PLURAL assume o compromisso público de assegurar a prática reiterada de todas as ações que preservem o meio ambiente, dentro da cadeia de seu processo produtivo, com ênfase no uso de insumos ecologicamente compatíveis com seus produtos, no tratamento de resíduos, no controle de emissão de gases na atmosfera, na reciclagem industrial de aparas de papel e na implementação e manutenção de todos os requisitos de certificação da cadeia de custódia do papel, conforme certificados FSC e CERFLOR, com o objetivo de garantir que nossa principal matéria prima, o papel, provenha de uma floresta manejada de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável.

 

Depoimentos

“A definição da Política Ambiental da Plural contribuiu significativamente para a gestão de uma administração sistêmica, responsável e comprometida com a sustentabilidade do negócio. A educação e a conscientização ambiental representam um dos pilares mais importantes e consistentes no processo de gestão de meio ambiente da Plural, e será um dos principais desafios para a área de Gestão de Recursos Sócio Ambientais em 2010.” – Adriana Gasparini, Gerente de Gestão Humana e Recursos Sócio Ambientais

"A construção da Política Ambiental da Plural é mais uma prova de seu comprometimento com a sustentabilidade. Em 2010, trabalharemos para a obtenção da certificação ISO 14.001, cuja Política Ambiental é parte integrante, como uma de nossas grandes prioridades." Rogério Cordeiro, Gerente Adm. Financeiro, Coordenador do Projeto de certificação da ISO 14.001.



Veja também:




voltar
home