Ações Ambientais


Gestão Integrada de Resíduos

A Gestão Integrada de Resíduos PLURAL está diretamente ligada a um gerenciamento integrado às diferentes interfaces socioambientais, visando a melhor alternativa para a minimização dos impactos ambientais, sociais, econômicos e legais, alinhados ao compromisso ambiental da organização.

A Gestão Integrada de Resíduos compreende o controle da geração de resíduos, a segregação, a sua classificação, acompanhamento da coleta, monitoramento do transporte, tratamento do resíduo, recebimento dos certificados de tratamento, recuperação energética e o licenciamento.


Gestão Integrada de Resíduos:

- Sistema de Aparas de Papel:Neste sistema todo o resíduo de papel é selecionado, compactado e encaminhado para empresa especializada para tratamento adequado de reciclagem. Por mês, a PLURAL fornece mais de 1.000 toneladas de aparas de papel. Estes materiais são transformados em folhas, papel higiênico, papel de embalagem, caixa de papelão, entre outros.

- Destinação de Resíduos Industriais:Os resíduos industriais da PLURAL são segregados, caracterizados e preparados para a coleta realizada por empresa especializada.

Os resíduos sólidos são tratados e preparados para permitir sua elegibilidade ao co-processamento para fins de destruição térmica com recuperação energética em forno de clinquer ou agregado a massa de cimento.

Já os resíduos líquidos são coletados e destinados para um eficiente tratamento físico químico e os materiais sólidos deste tratamento são enviados para posterior aproveitamento, como combustível alternativo em forno de clinquer ou agregado a massa de cimento.

- Destinação de Resíduos Orgânicos: Os resíduos orgânicos e não recicláveis gerados pelo parque gráfico da PLURAL são coletados por empresa especializada e destinados para um moderno centro de disposição de resíduos, dotado de técnicas de proteção ao meio ambiente.

- Coleta Seletiva:A PLURAL também contribui com a preservação ambiental através do sistema de Coleta Seletiva. Pelo parque industrial e nas áreas administrativas estão distribuídos 428 coletores de papel, metal, vidro, plástico e não recicláveis. Também são realizadas ações de educação e conscientização entre todos os profissionais da empresa.

Alguns benefícios da coleta seletiva promovida pela PLURAL:

- Reduz a extração dos recursos naturais;
- Diminui a poluição da água, do solo e do ar;
- Economiza água e energia;
- Diminuição do desperdício;
- Cria oportunidades de fortalecer cooperativas;
- Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis;
- Contribui para o desenvolvimento sustentável do planeta.

- Programa de Reciclagem de Óleo Vegetal Usado:O óleo de cozinha usado pode se tornar um grave problema ambiental se não for destinado de forma correta.

Pensando na preservação da água e do meio ambiente e respeitando as gerações futuras, a PLURAL firma um compromisso com a vida ao implantar o Programa de Reciclagem de Óleo Vegetal Usado para a produção de Biodiesel em parceria com a Bioauto.

A PLURAL promove esta campanha internamente disponibilizando coletores para que seus profissionais possam depositar o óleo de cozinha usado, ação que auxilia na preservação das águas, gerando empregos, bem-estar social e ambiental e promovendo o consumo sustentável.


- Papa-Pilhas — Programa Santander de Reciclagem de Pilhas e Baterias: A PLURAL disponibiliza no seu parque gráfico o Papa-Pilhas para coleta de pilhas e baterias usadas, programa do Banco Santander que visa à reciclagem e disposição final adequada dos resíduos tóxicos, evitando a contaminação do meio ambiente.

No Papa-Pilhas os profissionais, clientes e fornecedores da PLURAL podem depositar todo tipo de pilhas e baterias portáteis como de relógios, celulares, laptops, palmtops, filmadoras, calculadoras, câmeras digitais, rádios, brinquedos, lanternas pequenas, telefone sem fio, além de aparelhos de celular que não possuem mais aproveitamento.

Esta é uma ação de Ecoeficiência, uma filosofia de consumo responsável que se baseia nos 3Rs: Reduzir o consumo, Reutilizar quando não é possível reduzir e Reciclar quando não é possível reduzir nem reutilizar.





voltar
home